Ações intensivas de combate à dengue no Varjão mobilizam a comunidade

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Foto: George Gianni / VGDF

No último sábado, 24 de fevereiro, os moradores do Varjão foram contemplados com um esforço conjunto das autoridades locais no combate à dengue. O “Dia D” de combate à doença, integrado à 21ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, promoveu uma série de atividades e serviços com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Agentes de vigilância ambiental em saúde, militares do Corpo de Bombeiros e profissionais da Defesa Civil do DF foram mobilizados para vistoriar residências, enquanto carros de fumacê percorriam as ruas da região administrativa. Equipes da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana retiraram lixo e entulho, contribuindo para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A vice-governadora Celina Leão esteve presente na ação e destacou o comprometimento do Governo do Distrito Federal em enfrentar o problema da dengue. “O GDF tem administrado e ampliado cada vez mais o atendimento à população, seja com as tendas ou em ações sociais como esta”, afirmou Leão, ressaltando a importância de ouvir as demandas da comunidade.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou a parceria entre os diversos órgãos do governo para atender e orientar a população. “Todos os esforços estão concentrados, de forma coletiva, incluindo a população, para solucionarmos essa questão”, declarou Passamani.

Além das atividades de combate à dengue, estruturas foram montadas para atender pacientes com suspeita da doença, oferecendo orientações médicas, testagem rápida e, em casos graves, encaminhamento para unidades de saúde adequadas. Profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas e psicólogos, estiveram disponíveis para atender a população.

Entre os serviços oferecidos durante o evento estavam também emissão de documentos, como a primeira e segunda via do RG, atualização de cadernetas de vacinação, realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e atendimento veterinário para aplicação de vacinas em animais de estimação.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciado em fevereiro de 2023, já realizou mais de 150 mil atendimentos à população em cerca de 12 meses, demonstrando o compromisso do governo em oferecer serviços e promover o bem-estar da comunidade.

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