Acidente joga lama em ribeirão do DF e prejudica oferta de água no Novo Gama, em GO

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Um acidente em uma obra pública do Distrito Federal causou a interrupção do fornecimento de água aos moradores do Novo Gama, em Goiás, na tarde desta terça-feira (14). A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) diz que enviou técnicos para monitorar a situação, mas não tem prazo para retomar o abastecimento dos 103 mil habitantes.

O problema, diz a Saneago, aconteceu em uma obra de implementação de galerias pluviais no Gama, região administrativa do DF. O acidente causou “derramamento de lama na área de captação da Saneago no Ribeirão Santa Maria, localizada na divisa entre as duas cidades”, de acordo com a companhia de saneamento.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF informou que o derramamento ocorreu nas obras de drenagem do condomínio Porto Rico, em Santa Maria, e foi ocasionado pelas escavações na área e pela impermeabilidade do solo.

“Assim que o problema foi detectado, as ações de escavação foram imediatamente paralisadas. Na quinta-feira (16), haverá uma vistoria da Sinesp, Saneago e demais órgãos ambientais e de licenciamento no local”, diz o comunicado.

Com o acidente, a estação de tratamento de água da Saneago no Novo Gama teve de ser interditada. A estrutura é a única responsável por tratar a água que chega às torneiras dos moradores da cidade.

“Dessa forma, para evitar desabastecimentos, solicitamos a compreensão da população e o uso moderado das reservas domiciliares de água tratada’, diz a Saneago, no comunicado.

Além dos técnicos da companhia, o problema nas obras também é acompanhado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) e por policiais ambientais de Goiás e do DF. Segundo a Saneago, o caso pode ser enquadrado como crime ambiental. G1

Mais lidas

Senado em xeque: 2/3 dos mandatos acabam e...
Um Novo Caminho de Paz e Diálogo: Conhecen...
Justiça libera BRB para fechar contrato co...
...