Programa A Tenda+ oferece atendimentos médicos gratuitos e exames em Sol Nascente até sexta-feira, com mais de 300 atendimentos diários em diversas especialidades
A população de Sol Nascente está recebendo um reforço nos cuidados de saúde com a presença do programa itinerante “A Tenda+”, promovido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em parceria com o Hospital São Mateus. A ação, que ocorre até sexta-feira (20), busca oferecer serviços médicos rápidos e de qualidade, com uma expectativa de 300 atendimentos diários.
A tenda ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados, com 20 consultórios equipados e uma área específica para exames como mapeamento de retina, hemograma, eletrocardiograma, papanicolau e ultrassonografia. São oferecidas consultas nas especialidades de pediatria, ginecologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia e cardiologia.
Morador do Sol Nascente, Antônio Severino Rodrigues, de 82 anos, recebeu atendimento médico acompanhado de seu filho, Damião de Sousa Rodrigues, de 45 anos. Damião destaca a importância da iniciativa: “A assistência foi muito boa! A tenda é perto de casa e facilitou muito para o meu pai, que vai fazer uma ecografia abdominal total.”
Ana Caroline, de 24 anos, também foi atendida no local devido a uma gripe. “Achei ótimo porque aqui tem mais acessibilidade e é mais rápido. Já fiz até um hemograma completo”, disse ela.
O programa “A Tenda+” também oferece agendamento de consultas de forma online, através do site atendamais.org ou do aplicativo, garantindo uma experiência sem filas e maior comodidade para os moradores.
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, visitou a tenda no último sábado (14) e se mostrou satisfeita com o impacto da ação: “Estamos encantados com o que vimos aqui e com as entregas realizadas. O objetivo do governo é ampliar o acesso à saúde e atender as demandas reprimidas no DF.”
“A Tenda+” é parte do projeto “Saúde Mais Perto do Cidadão”, que já atendeu mais de 3 mil pessoas em sua primeira edição, no Riacho Fundo I, em novembro. Para 2025, novas etapas estão confirmadas nas regiões da Estrutural, Ceilândia e Santa Maria.