Como as águas dos rios refletem os desafios e oportunidades da vida humana
Hoje falo do rio, pois simboliza a vida e as ações que percorremos desde a concepção até o deságue no oceano, sabendo que há uma expectativa muito grande de todos às margens do rio e, em todo seu percurso.
Importante ressaltar que para muitos o rio será apenas um rio, enquanto outros veem como fonte de renda, fonte de vida, utilizam sua água para consumo seja animal, seja pessoal. Em alguns momentos há sempre a represa para quebrar a força da correnteza, há pontes para facilitar o trajeto das pessoas, em alguns casos é necessário a travessia em barcos ou balsas e o rio todo imponente continua firme e forte com seus segredos.
Há rios que em períodos estão mais cheios e com o tempo devido às condições climáticas se esvaziam, mas nem por isso perdem a essência de ser rio, assim é a vida das pessoas, podem enfrentar as adversidades, a água pode secar, mas a essência continua.
Por que falar do rio? Falo, pois é algo comum e todos conhecem um rio, seja o pequeno córrego, o riacho, ou até a fonte que apesar de pequena, é a origem de tudo, não há um grande rio sem uma singela fonte ou nascente como muitos conhecem, por isso reconheça as coisas mais simples e singelas, sem elas não haverá abundância, não haverá grandeza, pois é o chão de fábrica que sustenta todo império dos negócios.
A água de um rio nunca será a mesma e nenhuma pessoa conseguirá tocar a mesma água de um rio duas vezes, pois assim também é a vida, com muitas oportunidades, ora transbordantes, ora com escassez, mas nem por isso deve perder a essência. Somos seres em evolução buscando o ápice do sucesso e o glamour, alguns conhecidos, porém sem reconhecimento.
Com o rio também é assim, com o dia a dia, a rotina muitas vezes deixa passar despercebidos os melhores detalhes do rio e assim, não contemplamos o que há de melhor ao nosso lado, perdendo as grandes oportunidades. Enfim, na maioria das vezes estamos mais preocupados em apagar a luz do nosso semelhante, em secar a fonte do outro, ao invés de preservar a fonte ou a nossa própria luz, gerando mais oportunidades entre todos.
Por isso digo sempre, brilhe e deixe os outros brilharem, os dias serão mais prósperos com mais pessoas brilhantes e sem egocentrismo.