A importância das novas tecnologias em sala de aula: preparando alunos para o mundo digital

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A educação de qualidade como aliada na redução de desigualdades no Brasil

 

 

Inclusão de tecnologias proporciona aprendizagem inovadora, interativa e quebrando barreiras educacionais

 

 

Por Adriana de Souza

Com o advento da globalização, a inclusão das novas tecnologias nas salas de aula torna-se essencial para proporcionar uma educação inovadora e atrativa aos alunos. Essas tecnologias oferecem um ambiente flexível e inovador, permitindo a troca de conhecimentos em tempo real e possibilitando uma abordagem híbrida entre o mundo digital e o presencial. O papel do professor vai além da transmissão de conhecimento, ele se torna um facilitador, enquanto o aluno se torna um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.

 

A presença da tecnologia em sala de aula transforma as aulas em experiências dinâmicas, estimulando a criatividade e a curiosidade dos estudantes. Ela atua como um suporte na busca por diversos conhecimentos, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento do aprendizado. No entanto, surgem questionamentos sobre como incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação (TCIs) de forma satisfatória nas aulas, garantindo que a tecnologia contribua efetivamente para a construção do conhecimento, evitando seu uso sem contexto.

 

Apesar dos desafios e das dificuldades em investimentos para evitar a procrastinação tecnológica nas escolas, é fundamental que tanto as instituições de ensino quanto os alunos se familiarizem e saibam utilizar as tecnologias de maneira adequada, alinhando-as ao currículo escolar e aos interesses da comunidade. Para que essa inclusão seja significativa, é necessário um maior investimento por parte das políticas públicas e de parceiros, proporcionando às escolas laboratórios equipados, acesso à internet, equipamentos tecnológicos suficientes para o uso dos estudantes, além da formação e atualização dos professores.

 

A escola é um ambiente propício para formar cidadãos participantes, transformadores e adaptados à tecnologia, sendo capazes de ser agentes de transformação na sociedade. A inclusão do mundo digital nas salas de aula contribui para um trabalho social com os alunos, superando barreiras individuais, sociais e culturais.

 

As escolas não devem ser vistas como obstáculos às inovações tecnológicas, mas sim como pontes que conectam os alunos a mais uma ferramenta auxiliar em seu desenvolvimento, valorizando o uso correto e os benefícios da tecnologia em seu cotidiano. As TICs nas escolas devem ser encaradas como ferramentas que proporcionam diversidade cultural e social, acesso aos avanços tecnológicos e científicos, além de oportunidades de mudança de vida. Elas devem ser metodologias ativas que quebrem as barreiras e superem a desigualdade digital no acesso ao conhecimento.

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