No data was found

Vídeo: Cid Gomes é atingido por balas de borracha durante protesto da PM em Sobral-CE

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Durante protestos em Sobral, nesta quarta-feira (19), o ex-governador Cid Gomes foi atingido por duas balas de borracha no peito. E foi levado para o Hospital do Coração da cidade consciente e passa por processo de estabilização. Gomes tentava intervir em protesto da Polícia Militar. Cid tentou furar um bloqueio de policias militares no portão do Batalhão da PM, ao volante de uma retroescavadeira e foi ferido sem gravidade. No momento ele é submetido a exames no hospital de Sobral. Atualizada às 20h04.

Os tiros foram de balas de borracha. Estilhaços do vidro da cabine do trator conduzio por Cid provocaram ferimentos superficiais na altura do peito do parlamentar. Apesar de o irmão Ciro Gomes divulgar que os ferimentos foram provocados por disparo de arma de fogo.

Assessoria de Cid chegou a divulgar que a arma dos disparos seria uma .40 e teria atingido o peito de o senador do Ceará.

O Ministério da Justiça informou, em nota, que foram enviadas equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para Sobral para garantir a segurança de Cid Gomes.

A pasta informou que “está acompanhando a situação no Ceará e analisando as providências que podem ser tomadas”.

Após ser baleado durante confusão por causa da greve da PM, Cid Gomes foi levado ao Hospital do Coração, em Sobral, e será transferido para a Santa Casa de Misericórdia, para ser operado conforme o resultados dos exames aos quais está submetido.

 

Entenda

Nesta quarta-feira (19), supostos grevistas da Polícia Militar do Ceará utilizaram viaturas para ordenar fechamento do comércio em Sobral. Vale lembrar que 36 cidades cearenses já registram paralisação nas unidades operacionais da Polícia Militar.

Na noite de terça (18), o governo do Ceará emitiu nota afirmando que os policiais envolvidos em protestos não receberão salários no mês de março.

O senador do Ceará, Cid Gomes, marcou mobilização para 16h no aeroporto de Sobral com o objetivo de defender a população dessa violência. Ele afirmou que todas as medidas legais que ele poderia ter tomado já foram realizadas mas que, como cidadão de Sobral, se mostra chocado com a situação.

Ciro Gomes escreveu em uma rede social que “meu irmão Cid Gomes foi vítima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados em Sobral, nossa cidade. Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo. (…)

…) Novos exames estão sendo feitos mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte. Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei.

Motim por aumento salarial

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o caso faz parte de um motim de grupos de policiais militares. A categoria reivindica aumento salarial, cuja proposta tramita na Assembleia Legislativa do Ceará.

Uma decisão da Justiça determinou a ilegalidade de atos grevistas da categoria. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 2017 determinou que é inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança e proibiu qualquer forma de paralisação nas carreiras policiais.

O movimento de policiais militares e a posição da Secretaria de Segurança

O movimento de policiais militares e a posição da Secretaria de Segurança

Comerciantes do entorno do Mercado Central de Sobral que não quiseram se identificar informaram que homens encapuzados em quatro veículos da polícia ordenaram que as portas fossem fechadas, o que foi acatado por parte dos empresários. Ainda conforme as testemunhas, alguns deles fecharam as portas temendo se tratar de um arrastão.

Com informações do G1 e Jbr.

 

No data was found

Mais lidas

Brasília acelera rumo ao futuro com 90 ôni...
Sesc-DF leva atendimento odontológico ao T...
Black Friday no Senac-DF: descontos de até...
...