Dentista da Secretaria de Saúde atende crianças de escola no Recanto das Emas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

A dentista Érica Porto está atendendo cerca de 150 crianças entre seis meses e seis anos de idade da escola Cepi Quero-Quero, na quadra 406 do Recanto das Emas. Os pequenos vêm de famílias que vivem em barracos. Os pais, muitas vezes, não têm condições de comprar escova e creme dental.

A odontóloga, lotada na Unidade de Saúde Básica (UBS) 3, do Recanto das Emas, explica a finalidade da ação. “Nosso objetivo é a promoção da saúde e evitar que os pequenos necessitem do tratamento curativo. Para isso, até julho deste ano, eu e duas técnicas de saúde bucal, estivemos todas as segundas-feiras, pela manhã, na escola. Começamos com os mais velhos, que já conseguem escovar os dentes sozinhos. No segundo semestres, as visitas passaram a ser quinzenais e o trabalho mais voltado aos menores, com orientações às professoras e também aos pais”, esclarece Érica.

A dentista, junto com duas colegas de profissão, leva kits com creme, escova e fio dental — um para levar para casa, e outro para utilizar na creche. “Os kits dos bebês, nós pedimos às professoras que entreguem e passem as instruções aos pais. Eles precisam saber que a criança deve escovar os dentes desde bebê”, ensina.

“Tivemos o caso de uma criança de dois anos que não comia porque os dentes doíam. Fiz uma avaliação na escola e pedi que os pais a levassem à UBS, onde pude tratá-los e orientar os responsáveis para os cuidados relacionados às cáries.  Depois disso, a criança mudou o comportamento, já não está mais tão chorosa, come a merenda que antes recusava e está interagindo mais com os colegas”, relata Érica.

Segundo a profissional, quando as crianças veem adultos escovando os dentes, eles são estimulados a criar o hábito de escovar.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial das secretarias de Saúde e da Educação. Nele, as estratégias de saúde e de educação estão voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

A atuação dos profissionais da Saúde nas escolas no Distrito Federal, geralmente, é realizada pela Equipe de Saúde da Família de referência de cada área.

Com informações da Saúde-DF

Mais lidas

Michelle celebra 15 anos de Laura e lament...
Global Voices 2025 fortalece empresários e...
CBMDF aproxima bombeiros da comunidade no ...
...