MDB realiza convenção em Brasília e elege Baleia Rossi seu novo presidente nacional

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

São protagonistas do evento novas lideranças, como Ibaneis Rocha, e vários veteranos.

 

Fazendo ressurgir das catacumbas da política figuras desaparecidas como os ex-deputados baianos Genebaldo Correia e Lúcio Vieira Lima, o MDB realiza sua convenção nacional neste domingo (6), em Brasília, que elegeu o deputado Baleia Rossi (SP) seu novo presidente nacional.

Genebaldo protagonizou o escândalo dos Anões do Orçamento, no início dos anos 1990, e Lúcio é réu com o irmão Geddel Vieira Lima no caso das malas de dinheiro apreendidas em um apartamento de Salvador.

O evento se realiza no centro de convenções Brasil 21, no centro da cidade, com a participação de cerca de  mil filiados ao MDB, que luta para renovar suas lideranças sem perder de vista a história do partido.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), apesar de filiado ao DEM, também esteve na convenção do MDB e elogiou os avanços conquistados pelo País durante o governo de Michel Temer, também ex-presidente do partido.

A convenção, que começou discreta, ganhou movimentação com as chegadas do ex-presidente a República José Sarney e, depois, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, uma das principais esperanças de renovação do MDB.

Em seu discurso, muito aplaudido, Ibaneis criticou duramente o ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, a quem responsabiliza por grande parte da crise institucional e econômica que o Brasil enfrenta. A referência ao ex-PGR foi motivada por sua confissão de um plano para assassinar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ex-presidente da OAB-DF e conselheiro federal da Ordem, apesar de licenciado da advocacia, Ibaneis ingressou com representação para cassar a carteira de advogado de Janot. “Chegamos num tempo em que procurador deseja matar ministro do Supremo e outro vem de carona e esfaqueia magistrada”, disse ele, “uma aberração”.

Ibaneis Rocha discursa na convenção dm MDB: muito aplaudido ao fazer críticas corajosas a Rodrigo Janot.

Ibaneis Rocha chegou a ser cotado para assumir a presidência do partido, em substituição a Romero Jucá, mas a condição de chefe do Poder Executivo no DF é impeditivo legal para a função. Apesar disso, Ibaneis auxilia nesse esforço de renovação.

Henrique Meirelles foi aplaudido no evento.

O novo presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), deputado federal de 47 anos de idade, é muito ligado ao ex-presidente Michel Temer, tanto quando o atual presidente, ex-senador Romero Jucá (RR), e milita no partido desde a juventude.

O novo presidente emedebista, que liderou a bancada do partido por quatro vezes na Câmara dos Deputados, é conhecido pela grande capacidade de articulação política e é o autor de uma das propostas de reforma tributária.

Genebaldo, de cabelos brancos, também reapareceu.

Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda do governo Temer e ex-candidato a presidente, também foi foi muito festejado pelos convencionais. Outros ex-ministros do governo Temer também participam da convenção do MDB, como Eliseu Padilha, que liderava a caravana do MDB gaúcho, Moreira Franco e Carlos Marun, todos muito solicitados para selfies. O ex-deputado Marcelo Barbieri fez um discurso bastante aplaudido.

O novo presidente nacional do MDB, deputado ederal Baleia Rossi, também discursou e exortou o partido a eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições municipais de 2020. Prometeu defender a unidade do partido.

Baleia Rossi foi eleito presidente nacional do MDB e exortou o partido a eleger grande número de prefeitos e vereadores.

Baleia afirmou também que hoje é o dia mais importante da sua vida pública. Falou que o MDB precisa se reinventar, reconhecer seus erros, lembrando que nos últimos 50 anos o MDB se fez presente na redemocratização do Brasil com grandes projetos sociais que avançaram no Brasil. E lembrou: “Temos que viver sem governo! Não precisamos disso!” (DP)

Mais lidas

'Viva Seu Sonho' premia mulher no DF
Últimos dias da Black Friday ASTCU 2025!
Preso no Paraguai, Silvinei Vasques segue ...
...