CEB e secretaria de Projetos Especiais em parceria privada por novo Setor Hospitalar Sul

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

União de esforços é a saída para parceria dar certo e melhorar a qualidade de vida local

 

Por Maurício Nogueira

O presidente da CEB, Edison Garcia, e o secretário de Projetos Especiais do Governo do Distrito Federal, Everardo Gueiros, que participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação, Adote uma Praça do Setor Hospitalar Sul, saíram bastante animados do Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (19).

O projeto relativo a benfeitorias na Praça do Setor Hospitalar Sul é de total de aproximadamente, R$ 4 milhões, de investimento total, quanto à parte de iluminação é de cerca de R$ 1 milhão.

Ao término da solenidade, Edison Garcia, em entrevista ao TudoOK Notícias,  afirmou que a parceria com os hospitais Rede D’Or São Luiz e Santa Lúcia, signatários do documento, é contemplado um programa de governo. E cada área de governo contribui com a sua atividade.

“No caso da CEB, temos feito o programa de eficiência energética. É a troca de luminárias de sódio por lâmpadas de LED, em certos casos, realizamos a ampliação com instalação de novos postes”, disse o presidente da CEB. Ele citou o Hospital Brasília. “Estamos fazendo iluminação do novo estacionamento do Hospital Brasília”, assinalou.

“Hoje, estamos entrando com as nossas mão de obra, manutenção, orientação técnica em todo o projeto. Os hospitais compram apenas as lâmpadas e nós instalamos, fazemos a rede e as instalações”, esmiuçou Gueiros.

O presidente da CEB contou que há parcerias com outras secretarias como por exemplo a Secretaria de Obras, com as Administrações Regionais e ações na cidade de melhoria da iluminação pública, como a revitalização da W3 Sul, W3 Norte, além da eficiência energética na saída Norte, na Ponte do Bragueto, e agora expandindo para o Lago Norte. Além de vias do Lago Sul, Sol Nascente, Águas Claras, Vicente Pires, comercial do Sudoeste.

“São vários pontos em Brasília e o nosso critério no programa da CEB é buscar áreas que estejam escuras e que geram insegurança, pela escuridão à população. É um programa em que entendemos que luz é segurança para o cidadão”, complementou Garcia.

O secretário de Projetos Especiais do Governo do Distrito Federal, Everardo Gueiros, disse ao TudoOK Notícias, que o setor Hospitalar Sul está “degredado há vários anos”. Segundo ele, a iluminação é péssima e o trânsito é péssimo.

“As pessoas já chegam, muitas delas, para serem atendidas no hospital sofrendo. E aí sofrem mais com aquela acessibilidade. Vamos dar mais conforto à população com essa parceria privada, com disponibilidade de recursos para fazermos a obra e achamos que vamos dar qualidade de vida à população naquela localidade.”

Gueiros lembra que antes de o governador ser eleito ele já havia assumido o compromisso com o empresariado e está entregando mais uma de suas promessas de campanha. “Por isso, ele é emblemático para nós”, acentuou.

Geração de empregos

Questionado pelo TudoOK Notícias se a parceria entre o público e o privado aceleraria a geração de emprego, Gueiros respondeu que sem dúvida se dará maior empuxo. Ele afirmou que o governo precisa fazer uma divulgação maior. “Quando criamos esse projeto foi da forma mais desburocratizada possível. É muito simples, você fazer a melhoria de uma praça, de um logradouro, mas por vezes, a sociedade e os empresários ainda não conhecem o projeto. Então há um desafio que é informar.

Segundo Gueiros, estão em estudo mais de vinte projetos, estamos assinando o segundo e essa solenidade que vai trazer qualidade de vida melhor para uma parcela significativa que frequenta o setor hospitalar Sul.

Entrega de “labirinto” no Parque da Cidade

Indagado sobre como estão as ações de benfeitorias no Parque da Cidade, o secretário informou que serão feitas intervenções ao longo dele. Ao invés de promover a concessão total do parque.

Ele lembrou que, em governos anteriores, houve tentativas de se realizar uma concessão total e não logrou êxito. Atribuiu ao zoneamento muito rígido em decorrência do tombamento.

“É uma joia da coroa, do Plano Piloto. Estamos trabalhando firme com o novo administrador para que possamos fazer pequenas intervenções”, ressaltou o secretário.

“No domingo mesmo, agora, entregaremos uma obra feita em parceria. É um pequeno labirinto de plantas para a população possa desfrutar de mais um aparelho dentro do parque da Cidade. Nesse domingo vamos fazer essa entrega. As crianças vão adorar. Eu só fico triste de eu não ser criança, agora, para eu poder brincar lá”, brincou Gueiros.

Mais lidas

Epig: confira mudanças no trânsito e andam...
Morre Luís Fernando Veríssimo, aos 88 anos
Renegociação alivia dívidas de produtores ...
...