O reajuste no valor da conta de água no Distrito Federal deve ser anunciado “no início da próxima semana”, afirmou nesta terça-feira (25) o superintendente de estudos econômicos e fiscalização financeira da Agência Nacional de Águas (Adasa), Cássio Cossenzo. A proposta da agência – de 2,56% de aumento – foi colocada em debate em audiência pública realizada pela manhã.
O aumento no valor da conta de água é uma recomposição necessária ao “equilíbrio econômico” da distribuidora, disse Cossenzo. Segundo ele, o reajuste busca compensar perdas com inflação, que provocaram aumento de preço em serviços como tratamento de esgoto, energia elétrica e até nos custos com pessoal.
Por outro lado, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) pede que a correção seja ainda maior – de 5%. O cálculo do valor incluiria custos com investimento em novos sistemas de atendimento ao público e em saneamento rural. Eles foram levados em conta pela Adasa no último reajuste, mas não estão considerados nesta proposta. Para passar a valer, as proposições apresentadas nesta audiência ainda devem ser aprovadas pela diretoria da Adasa.
Ainda no evento, o superintendente Cossenza adiantou que a Adasa estuda a possibilidade de passar a aplicar uma “tarifa social” para o consumo, com intenção de beneficiar pessoas de baixa renda. Descontos ou benefícios para quem consome até 10 mm³ de água por mês (o mínimo) também são avaliados.
Ir para o conteúdo






