OAB repudia prisão de jornalista brasileiro na Venezuela

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

“O lamentável episódio da prisão e interrogatório de um jornalista brasileiro que cobria manifestações na Venezuela para o jornal Zero Hora é mais um fato que atesta a falta de compromisso do regime de Nicolás Maduro com a democracia.

Nos últimos anos, diversas manifestações de grupos críticos ao chavismo foram reprimidas com violência desmedida pelo governo venezuelano. Também foram presos por motivação política líderes da oposição e até mesmo magistrados.

O resultado mais nefasto do rompimento com o Estado de Direito é a imposição ao povo venezuelano da necessidade de deixar o país em busca de melhores condições de vida em terras estrangeiras.

Os desmandos do chavismo produzem efeitos, portanto, inclusive nos países vizinhos, como o Brasil, que têm recebido os migrantes.

A Ordem dos Advogados do Brasil repudia a existência de qualquer regime ditatorial, como o que recai sobre a Venezuela. Repudiamos o desrespeito ao trabalho da imprensa e as ameaças feitas ao jornalista Rodrigo Lopes, do jornal Zero Hora.

A defesa dos direitos e garantias fundamentais, princípio da Constituição de 1988, impõe ao Brasil a obrigação de cumprir um papel de protagonista na defesa do Estado Democrático de Direito na América do Sul.”

CLAUDIO LAMACHIA, presidente nacional da OAB

Blog Edgar Lisboa

Mais lidas

Detran e PMDF ampliam fiscalização em Tagu...
CLDF: Lei 7.727 leva mais movimento às esc...
Sorriso Saudável: SES-DF leva odontologia ...
...