Ibaneis inaugura primeira unidade do Na Hora Empresarial no Plano Piloto

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Espaço reúne serviços essenciais para empreendedores, com atendimento sem filas e expectativa de mais de 500 atendimentos diários. Foto: Renato Alves/Agência Brasília.
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Espaço reúne serviços essenciais para empreendedores, com atendimento sem filas e expectativa de mais de 500 atendimentos diários

 

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

A partir de agora, os empreendedores do Distrito Federal contam com atendimento exclusivo na primeira unidade do Na Hora Empresarial, inaugurada nesta terça-feira (3) pelo governador Ibaneis Rocha. A nova estrutura, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), funciona no terceiro andar do Venâncio Shopping, no Setor Comercial Sul, e é um marco na modernização e desburocratização dos serviços públicos destinados ao setor produtivo.

Durante a inauguração, o chefe do Executivo destacou a política de simplificação adotada pelo Governo do Distrito Federal ao longo dos últimos anos. “Desde o início do nosso governo, nós passamos a trazer uma desburocratização muito grande para o setor produtivo aqui do Distrito Federal. Tinha um pedido dos empresários para que tivéssemos um ambiente adequado que proporcionasse agilidade na retirada de certidões e na resolução de problemas, e aqui nós reunimos todos os órgãos do DF em parceria também com a Polícia Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.

Com mais de 500 m², a unidade foi planejada para concentrar, em um único espaço, serviços essenciais para a abertura, regularização e expansão de empresas, com atendimento presencial, sem filas e sem necessidade de agendamento. A expectativa é que sejam feitos mais de 500 atendimentos por dia, o que também deve contribuir para desafogar as outras unidades do Na Hora.

O governador anunciou, ainda, a intenção de expandir o modelo para outras regiões administrativas. “A nossa ideia é trabalhar a criação do Na Hora Empresarial também em Taguatinga, para atender toda a região Oeste, que é a maior do DF em número de habitantes e de empresas. Isso já está sendo programado e nós vamos dar todo o apoio para que aconteça o mais rápido possível”, anunciou.

A unidade reúne serviços estratégicos de diferentes órgãos do GDF. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) presta atendimentos relacionados à emissão e regularização de licenças de funcionamento e atividades econômicas; a Vigilância Sanitária do DF atua com licenças e orientações técnicas para empreendimentos das áreas de alimentação, saúde e estética; e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) oferece consultas de viabilidade urbanística e informações sobre uso e ocupação do solo.

 

Outro destaque do espaço é o atendimento da Polícia Federal, que passa a oferecer serviços de emissão de passaportes (com agendamento), além de controle e fiscalização de produtos químicos, segurança privada e registro e controle de armas de fogo. A proposta é garantir mais segurança jurídica e agilidade aos empresários e profissionais que demandam esses serviços.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a nova unidade foi pensada para atender uma demanda antiga do setor produtivo. “Esse é um espaço exclusivo para o empresariado do Distrito Federal, onde concentramos os principais serviços necessários para aprovação e licenciamento de projetos e outras demandas do empresário em um só local, funcionando a semana toda, sem necessidade de agendamento”, explicou.

Marcela Passamani detalhou os serviços disponíveis e reforçou o caráter exclusivo do espaço. “Aqui o atendimento é voltado apenas para pessoas jurídicas. O empresário encontra Junta Comercial, Vigilância Sanitária, DF Legal, Sebrae, Secretaria de Economia, Ibram, Detran, Neoenergia, Caesb e Seduh, todos concentrados no mesmo lugar, o que otimiza o tempo e facilita a resolução de pendências”, disse. Segundo a secretária, a integração dos órgãos é fundamental para quem empreende. “Ser empresário é um grande desafio, e a gente precisa facilitar a vida de quem gera emprego e renda no Distrito Federal”, concluiu.

Com a inauguração do Na Hora Empresarial, o DF passa a contar com oito unidades fixas do programa Na Hora, todas coordenadas pela Sejus-DF.

Mais lidas

Incoerência: direita veste esquerda para l...
Ibaneis inaugura primeira unidade do Na Ho...
Esposa de Henrique é presa na Flórida
...