Ação percorre cidades para ouvir lideranças locais e construir plano de governo com foco no municipalismo para 2026
A Fundação Ulysses Guimarães de Goiás (FUG-GO), braço de formação política do MDB, deu início nesta sexta-feira, 30 de janeiro, ao Movimento 15, uma iniciativa que tem como objetivo percorrer os municípios goianos promovendo momentos de escuta, diálogo e formação política, com foco na construção coletiva do plano de governo para 2026. A ação reforça o compromisso da instituição com uma política municipalista, participativa e conectada à realidade das cidades.
Sob a liderança do recém-empossado presidente da FUG-GO, Pedro Gonçalves, a Caravana do Movimento 15 realizou sua primeira viagem passando pelos municípios de Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis. A comitiva foi composta ainda por Antônio Só, vice-presidente da FUG-GO; Bete Costa, coordenadora da FUG-GO; Haroldo Naves, secretário-geral do MDB e secretário extraordinário do Estado; além de Lucas Hemetério, representante da Juventude MDB Goiás (JMDB-GO).
Em Leopoldo de Bulhões, a equipe da FUG-GO se reuniu com a prefeita Roberta Caetano, seu secretariado e vereadores da Câmara Municipal. O encontro foi marcado por um amplo diálogo sobre os desafios da gestão municipal, as demandas da região e contribuições fundamentais para a construção de um plano de governo alinhado à realidade local, fortalecendo o papel do município como base do desenvolvimento do Estado. A prefeita destacou a importância da presença da Fundação no município. “Receber a Fundação Ulysses Guimarães em Leopoldo de Bulhões é motivo de satisfação. É um gesto que valoriza o município e demonstra atenção às realidades locais”, afirmou Roberta Caetano.

Na sequência, a caravana chegou a Bonfinópolis, onde foi recebida pelo prefeito Lucas do Galdino (MDB), sua equipe de secretários e pela presidente da Câmara Municipal, Geovana Luz (MDB). O encontro reforçou a importância da escuta direta com gestores e legisladores municipais, que lidam diariamente com as demandas da população e contribuem ativamente para o fortalecimento das políticas públicas locais. Para o prefeito, a iniciativa fortalece a construção coletiva. “Ouvir os municípios é essencial para construir um planejamento mais eficiente e conectado com a realidade da população”, destacou Lucas do Galdino.
Para o presidente da FUG-GO, Pedro Gonçalves, o Movimento 15 nasce com o propósito de fortalecer os municípios dentro do projeto político do MDB. “Acreditamos que só se constrói um Estado forte, estruturado e eficiente quando os municípios têm voz. O Movimento 15 é um espaço de escuta, diálogo e formação política, que transforma a experiência de quem vive a realidade local em planejamento e ações concretas”, destacou.

O Movimento 15 marca o início de uma agenda contínua de visitas a municípios goianos, com novos encontros já em planejamento. A proposta é consolidar um processo de construção coletiva, reunindo contribuições de gestores, legisladores e lideranças locais para a elaboração do plano de governo para 2026.
Ir para o conteúdo





