CPMI do INSS convoca banqueiro do Banco Master

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Redes Sociais
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Investigação sobre fraudes no INSS avança com convocação de banqueiro e pedido contra ex-presidente do BC

 

 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes e irregularidades envolvendo aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, para prestar depoimento ao colegiado. A oitiva está marcada para o dia 5 de fevereiro.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou por meio das redes sociais que a comissão também trabalha para reverter um habeas corpus concedido ao empresário Maurício Camisoti. A decisão judicial, em caráter provisório, garante a Camisoti o direito de não comparecer à comissão caso seja convocado.

“Comunicamos ao Brasil que Daniel Vorcaro e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para comparecer nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, perante a CPMI do INSS. Em relação a Maurício Camisoti, a comissão atua para reverter o habeas corpus que, de forma provisória, garante o não comparecimento à CPMI”, afirmou Viana.

Parlamentares também apresentaram requerimento para a convocação de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, para prestar esclarecimentos à CPMI. O pedido foi deferido pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).

De acordo com as investigações, Campos Neto teria atuado, ao longo de 2024, para evitar a liquidação do Banco Master em ao menos duas ocasiões, período em que comandava a autoridade monetária. No requerimento encaminhado à comissão, Rogério Correia afirma que o ex-presidente do Banco Central já tinha conhecimento de problemas graves envolvendo a instituição financeira, especialmente relacionados a práticas abusivas na concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS.

Mais lidas

Sindicondomínio, Sincopeças e Sindercom el...
Paquetá chega ao Flamengo e é recebido por...
Bolsonaro aprova filiação de Caiado ao PSD...
...