Primeiro hotel de luxo de Brasília foi demolido neste domingo (25) após anos de abandono e disputas judiciais
Após décadas de glória, seguidas por um longo período de abandono e disputas judiciais, o Hotel Torre Palace, primeiro empreendimento de luxo da história de Brasília, foi implodido na manhã deste domingo (25). A demolição marcou o encerramento definitivo de um dos ícones da capital federal.
Outrora símbolo de sofisticação, o edifício encontrava-se em estado avançado de deterioração, com estruturas expostas e sem mobiliário. Nos últimos anos, o espaço passou a ser ocupado irregularmente por usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Com a implosão, o terreno será liberado para a construção de um novo hotel de alto padrão, com previsão de 250 apartamentos. O nome do empreendimento e a data de inauguração ainda não foram divulgados.
Fechado desde 2013, o imóvel foi adquirido por um grupo econômico do setor hoteleiro. A demolição havia sido inicialmente agendada para dezembro do ano passado, mas foi adiada após recomendação do Exército.
Cerca de meia hora antes da implosão, pouco antes das 9h30, a Defesa Civil emitiu um alerta “intrusivo” nos celulares localizados na região central de Brasília, acompanhado por sirenes. Alarmes sonoros também foram acionados no entorno do prédio, sinalizando o início iminente da operação.
A ação foi acompanhada por centenas de curiosos, que se concentraram fora da chamada “área de exclusão”, em locais considerados seguros pelas autoridades. O impacto da queda foi ouvido a quilômetros de distância, inclusive em quadras da Asa Sul.
Por volta das 10h30, o fluxo de pedestres foi liberado na região, enquanto o trânsito de veículos permanecia interditado. Apesar do perímetro de isolamento, a Vigilância Ambiental do Distrito Federal recomendou o uso de máscaras PFF2 e orientou que pessoas com imunodeficiência evitassem a área.
Ir para o conteúdo





