Governadora em exercício do DF reestrutura cúpula do BRB, substitui membros do Conselho de Administração e agenda assembleia para fevereiro
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), avançou na reconfiguração da cúpula do Banco de Brasília (BRB) ao indicar Edison Garcia para integrar o Conselho de Administração da instituição e assumir a presidência do colegiado. A nomeação marca a substituição de Marcelo Talarico, que resistia a deixar o cargo e defendia o cumprimento integral de seu mandato.
Atual presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), cargo que ocupa desde 2019, Edison Garcia ganhou projeção à frente do processo de venda da CEB Distribuição, concluído por R$ 2,515 bilhões. Ele também acumula experiência como conselheiro da Petrobras. A indicação foi formalizada por Celina Leão por meio de ofício encaminhado ao banco.
A assembleia geral extraordinária dos acionistas do BRB, convocada para deliberar sobre a destituição de membros do Conselho de Administração, está marcada para o dia 5 de fevereiro. Já no dia 19, uma nova reunião do colegiado deverá eleger oficialmente os integrantes do Consad.
Além de Edison Garcia, a governadora em exercício indicou Joaquim Lima de Oliveira para a vaga de Luis Fernando de Lara Resende e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré para compor o Conselho de Administração. O órgão é responsável por fiscalizar a gestão da diretoria executiva e analisar relatórios e demonstrações financeiras da instituição.
As mudanças fazem parte de um processo mais amplo de reestruturação no BRB, iniciado após a posse de Nelson Antônio de Souza na presidência do banco, em novembro de 2025, na esteira da Operação Compliance Zero, que desencadeou alterações em cargos estratégicos da instituição.
Ir para o conteúdo





