Praça do Relógio será sede do terminal, a ‘árvores digital’

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Taguatiga recebe na próxima terça-feira (27), o primeiro terminal digital do Distrito Federal, que vai fornecer internet de alta velocidade para até 500 aparelhos simultâneos, num raio de aproximadamente 200 metros, com conexão de 480 megas.

A Praça do Relógio será a sede do terminal, intitulado como árvore digital, que tem objetivo de democratizar a internet, fornecendo por meio de pontos de acesso, internet gratuita em locais públicos.

O Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo projeto, Thiago Jarjour, comemora. “A internet gratuita será um ponto importante para a inclusão digital da população do DF, principalmente nas regiões mais carentes. Essa é uma das maiores entregas da nossa secretaria e estamos confiantes de que beneficiará muito nossa comunidade.

Jarjour ressalta que as árvores digitais são uma solução para a internet livre. “O antigo projeto de sinal livre tinha alguns problemas de funcionamento, além de ter um custo alto. O que fizemos foi buscar um modelo mais moderno e viável para governo, já que está saindo a custo zero para o estado”.

As árvores digitais com wi-fi são um novo modelo de tecnologia sustentável, já que é movida por energia solar. Além de fornecer conexões de internet, ela ainda tem capacidade de carregar dispositivos eletrônicos com porta USB como celulares, tablets e computadores. O teste começa por Taguatinga, cidade satélite que abriga uma das maiores populações do Distrito Federal. Até o fim do ano serão instaladas mais 50 árvores pela cidade, mas a pretensão é abranger para todas as cidades satélites do DF.

 

Redação/Flávio Souza

 

Mais lidas

Soldado que confessou feminicídio de cabo ...
GDF conquista Selo Diamante em Transparênc...
Daniel Vilela se reúne com vereadores de A...
...