Trump afirma que presidente interina da Venezuela pagará “preço alto” se não atender às exigências dos Estados Unidos, enquanto Washington avalia próximos passos políticos e econômicos no país
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (4) que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, enfrentará “um preço muito alto” caso “não faça a coisa certa”.
“Se não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro”, declarou Trump à revista The Atlantic, em breve entrevista por telefone. Mais cedo, em entrevista à emissora americana CBS News, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Washington está disposto a dialogar com as atuais lideranças venezuelanas, desde que adotem “as decisões certas”.
“Vamos julgar tudo pelo que fizerem, e vamos ver o que fazem”, afirmou Rubio no programa Face the Nation. Segundo ele, caso essas decisões não sejam tomadas, os Estados Unidos manterão “diversas ferramentas de pressão” para proteger seus interesses. Questionado sobre Delcy Rodríguez, o chefe da diplomacia americana reiterou os “objetivos” de Washington e disse que o governo observará “o que vai acontecer”.
O Tribunal Supremo da Venezuela determinou que Rodríguez assuma a Presidência após a captura de Nicolás Maduro.
Rubio também destacou as prioridades americanas em relação ao país sul-americano. “Queremos que o narcotráfico cesse. Não queremos ver mais gangues chegando ao nosso território. Queremos que a indústria do petróleo não beneficie piratas e adversários dos Estados Unidos, e sim o povo”, afirmou.
Para o secretário de Estado, não há possibilidade de cooperação com Maduro. “Trata-se de alguém que nunca respeitou nenhum dos acordos que firmou”, disse, acrescentando que o ex-presidente venezuelano recebeu, em diversas ocasiões, propostas para deixar o poder.
Ir para o conteúdo





