Após bloqueio do nervo frênico do lado direito, ex-presidente passará por nova intervenção nesta segunda (29) para tentar controlar crises persistentes de soluço, dizem médicos
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por um novo procedimento médico nesta segunda-feira (29) para tentar controlar as crises persistentes de soluço. Após a intervenção realizada no sábado (27), quando foi feito o bloqueio do nervo frênico do lado direito, os médicos agora farão a mesma técnica no lado esquerdo. A equipe não descarta a necessidade de novas intervenções.
Segundo os profissionais responsáveis, a primeira estratégia foi o uso de medicamentos, mas, diante da ausência de resultados, optou-se por uma abordagem mais invasiva. O radiologista intervencionista Matheus Saldanha explicou que o procedimento interrompe temporariamente os impulsos do nervo responsável pelo controle do diafragma.
“Localizamos o nervo frênico na região cervical com auxílio de ultrassom, com o paciente sedado. Todo o procedimento exige monitorização constante, acompanhando frequência cardíaca e oximetria. O objetivo é bloquear o nervo para interromper o movimento do diafragma naquele ponto. Conseguimos realizar o bloqueio do lado direito com sucesso. Não bloqueamos os dois lados simultaneamente porque isso poderia comprometer a saturação”, afirmou o médico.
Ir para o conteúdo







