Do alto, nasce a esperança

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Serviço Operacional de Informação Pública SOINP/CBMDF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Novo avião multimissão do Corpo de Bombeiros do DF amplia capacidade de resgate, transporte aeromédico e operações de salvamento, reforçando o compromisso do GDF com a segurança pública e a proteção de vidas


Em 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) manteve firme o compromisso com investimentos estratégicos e atenção constante à segurança pública. Como parte desse esforço, foi adquirida uma aeronave multimissão para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), reforçando a capacidade operacional da corporação em situações de emergência.

O novo avião, um Cessna Grand Caravan EX, recebeu o prefixo PS-CBD e foi batizado de RESGATE 09. Com capacidade para transportar até nove passageiros e dois pilotos, a aeronave alcança velocidade máxima de cruzeiro de 361 km/h, possui alcance de 1.802 km e teto operacional de 25 mil pés (7.620 metros). Graças a essas características, o RESGATE 09 está apto a cumprir missões de transporte aeromédico, deslocamento de órgãos e tecidos para transplante, transporte de equipes e equipamentos, além de medicamentos, vacinas e alimentos. Também atuará em operações de busca e salvamento, monitoramento de incêndios, acompanhamento ambiental, levantamentos estratégicos e outras ações essenciais de proteção e defesa civil.

Após a finalização do processo de aquisição e o treinamento especializado das equipes, o Comando de Aviação do CBMDF realizou com sucesso a primeira missão de salvamento com o RESGATE 09. Configurada para transporte aeromédico, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Brasília às 10h13 em direção a Barreiras (BA), pousando às 11h49. Uma paciente de 53 anos, vítima de acidente de trânsito e internada no Hospital Geral do Oeste, foi embarcada às 14h15 sob acompanhamento médico integral. O retorno ao Distrito Federal teve início às 14h31, com pouso em Brasília às 16h17, sem intercorrências. Em perfeita integração das forças de socorro, uma Unidade de Resgate já aguardava no local para concluir o atendimento terrestre até a unidade hospitalar de destino.

A atuação do CBMDF em missões de busca, resgate e apoio humanitário é amplamente reconhecida, acumulando histórico de operações bem-sucedidas em diversas regiões do Brasil e até fora do país. A incorporação do RESGATE 09 amplia significativamente essa capacidade de resposta e simboliza, de forma clara, o compromisso do Governo do Distrito Federal com a proteção da vida, a eficiência dos serviços públicos e a solidariedade com todos que necessitarem do apoio do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Fonte: Serviço Operacional de Informação Pública SOINP/CBMDF

Mais lidas

Instituto Aidê Araújo: Solidariedade que a...
Base consolidada em Goiás
Carro da Vacina leva imunização à Ceilândia
...