UBS 1 do Riacho Fundo é reinaugurada com espaços mais modernos e acolhedores

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Reinauguração da UBS 1 do Riacho Fundo I teve a presença de gestores da Secretaria de Saúde e autoridades. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Revitalizações incluem reparos no telhado, piso, sistema hidráulico e elétrico, além de revestimentos e pintura

 

 

Maior unidade da região, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I foi reinaugurada após revitalizações que ampliaram e modernizaram o espaço. Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, foram realizados reparos no telhado, piso, sistema hidráulico e elétrico, além da substituição de revestimentos e pintura.

O espaço foi readequado e ampliado com mais quatro consultórios, totalizando 25 salas disponíveis para o atendimento da população. As modernizações também incluíram sistema de climatização, com ares-condicionados por toda a unidade.

O espaço foi readequado e ampliado com mais quatro consultórios, totalizando 25 salas disponíveis para o atendimento da população. As modernizações também incluíram sistema de climatização, com ares-condicionados por toda a unidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

 

“São consultórios médicos, de enfermagem, salas de acolhimento, medicação e curativos”, detalhou o gerente da unidade, Suderlan Sabino Leandro. “Além da parte interna, também revitalizamos sala de apoio para o servidor, copa e banheiros novos, mais amplos e para atender pacientes. A revitalização representa uma oportunidade para melhorar ainda mais o atendimento”, completou.

Modernização

 

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, foram realizados reparos no telhado, piso, sistema hidráulico e elétrico, além da substituição de revestimentos e pintura. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

 

A revitalização iniciou em 2024, no entanto os serviços da UBS continuaram, sendo realocados para locais como a Casa do Idoso, o Terminal Rodoviário da região e outras unidades de saúde. Ao todo, a UBS 1 possui mais de 30 mil pessoas cadastradas. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico, pré-natal, controle de hipertensão e diabetes, além de vacinação e exames laboratoriais.

O diretor de Atenção Primária à Saúde da região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, reconheceu o esforço dos servidores durante o período de realocação dos atendimentos. “Foi uma resiliência absurda. Os servidores entenderam que não podiam parar, porque sem o nosso serviço, a população ficaria desassistida. Mexemos em tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”, destacou.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde (SES DF), Afonso Abreu, enfatizou que um bom ambiente faz também parte da oferta de saúde de qualidade à população. “Quando pensamos nos pilares do SUS [Sistema Único de Saúde], a ambiência e a estrutura são necessidades da atenção primária, cujos maiores representantes são as UBS”, disse.

O superintendente da região Centro Sul, Ronan Araújo Garcia, parabenizou os servidores envolvidos em todo o processo. “Foi um trabalho muito árduo. Hoje, estamos neste evento preparado com muita dedicação e empenho pelos servidores para reconhecer tudo feito feito para essa entrega”, elogiou.

Também estiveram presentes na reinauguração o deputado distrital Hermeto; o administrador do Riacho Fundo I, Rogério Sales; e o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.

Mais lidas

UBS 1 do Riacho Fundo é reinaugurada com e...
Fred Linhares celebra reforço histórico na...
Foco em Bolsonaro desvia o debate sobre es...
...