Nota de Paulo Henrique Costa sobre investigação no BRB

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: CLDF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Presidente afastado do BRB, Paulo Henrique Costa, afirma colaborar com investigações e defender a transparência no sistema financeiro

 

 

Na manhã desta terça-feira, 18, o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou nota institucional reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a plena colaboração com as autoridades responsáveis pelas investigações que levaram ao afastamento temporário do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor financeiro da instituição, por decisão judicial.

Segundo o comunicado oficial, o governo se coloca à disposição dos órgãos de controle e reforça que prezará pelo cumprimento das determinações legais e pela condução imparcial das apurações, em respeito à sociedade e ao sistema financeiro público.

No início da noite, o presidente afastado Paulo Henrique Costa também divulgou nota de posicionamento, na qual defende que toda investigação conduzida pelos órgãos competentes é legítima, necessária e positiva para o fortalecimento das instituições, além de essencial para assegurar transparência no sistema financeiro.

Ele destacou que, no caso das operações envolvendo carteiras adquiridas do Banco Master, o BRB identificou, ainda no primeiro quadrimestre, divergências documentais em parte dos contratos. Após a detecção das inconsistências, o banco comunicou o fato ao Banco Central do Brasil e promoveu, em sua maioria, a substituição das carteiras.

Segundo Costa, foram adotadas medidas de reforço de controles, ajustes de processos e revisão documental, com o objetivo de mitigar riscos e preservar a integridade da instituição. Ele reiterou sua disposição em colaborar integralmente com as autoridades e afirmou confiar que a apuração trará os devidos esclarecimentos.

Confira, na íntegra, a nota de posicionamento:

NOTA DE POSICIONAMENTO

Diante dos acontecimentos desta terça-feira (18), que envolvem operações da Polícia Federal, venho a público manifestar que:

• Toda investigação conduzida pelas autoridades competentes é legítima, necessária e positiva para o fortalecimento das instituições e para assegurar a transparência no sistema financeiro. É fundamental atuar com transparência e dentro da mais estrita legalidade em todas as esferas da administração pública.

• Aquisições de carteiras são operações tradicionais do mercado financeiro. No caso do Banco Master, o BRB identificou, no primeiro quadrimestre, divergências documentais em parte das operações, comunicou o fato ao Banco Central do Brasil e promoveu, em sua grande maioria, a substituição dessas carteiras.

• Após a identificação dessas questões, a atuação do BRB consistiu na revisão da documentação, reforço de controles e ajustes de processos, medidas adotadas para mitigar riscos e preservar a instituição.

Reitero meu compromisso de cooperar integralmente com as autoridades e de disponibilizar todas as informações necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. Zelo pela transparência e pela legalidade em todas as minhas ações e confio que a apuração trará os devidos esclarecimentos.

Atenciosamente,
Paulo Henrique Costa

Mais lidas

Senac-DF anuncia descontos de até 50% para...
BRB esclarece que não é alvo de bloqueio d...
Nota de Paulo Henrique Costa sobre investi...
...