Celina Leão defende protagonismo feminino e destaca educação e segurança pública no 4º Brasília Summit Lide
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou nesta terça-feira (11) do 4º Brasília Summit Lide, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, no Hotel Brasília Palace. O evento reuniu gestoras e executivas para debater o tema “Mulheres Líderes”, ressaltando o papel e a força feminina nos setores público e privado.
Durante sua fala, Celina Leão destacou que a educação é a base para o empoderamento feminino e para o acesso igualitário aos espaços de poder. “Tudo parte da educação. É preciso investir na formação e capacitação de mulheres. É importante que as meninas se enxerguem em cargos de liderança e tenham exemplos para se inspirarem”, afirmou.
A vice-governadora enfatizou ainda que a presença feminina na política e nas lideranças institucionais não é concessão, mas potência. “As mulheres transformam tudo o que tocam, porque colocam alma no que fazem. A presença feminina não é uma concessão, é uma potência”, disse.
Celina também abordou a relevância da participação das mulheres nos debates sobre segurança pública, tema que, segundo ela, “incomoda sobremaneira as mulheres”, que sofrem direta ou indiretamente com a violência. Ela citou a recente operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro, resultado de uma articulação entre governadores no âmbito do Consórcio da Paz, como exemplo da necessidade de integração entre os estados.
“Estamos falando de soberania. Esse debate precisa ocorrer no Congresso Nacional, com a participação de todos os governadores e, especialmente, das mulheres. Não podemos politizar um tema tão sério”, reforçou Celina.
A vice-governadora defendeu ainda o fortalecimento da cooperação entre estados e governo federal, ressaltando que “a população quer resultados, e não disputas políticas”.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, também participou do encontro e destacou o papel dos dados e diagnósticos precisos na formulação de políticas públicas eficazes. “Na Secretaria da Mulher, nós não queremos apenas enfrentar a violência, queremos preveni-la. Por isso, ampliamos em 743% o orçamento da pasta. Não existe política pública séria sem investimento público”, afirmou.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, e lideranças do setor privado, como Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin, também marcaram presença no evento, reforçando a união de forças em prol de uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres.
Com informações da Vice-Governadoria do Distrito Federal
Ir para o conteúdo






