Ratinho Júnior sanciona auxílio de R$ 50 mil para famílias atingidas por tornado no Paraná
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), sancionou na noite deste domingo (9) uma lei de suma importância social que garante o pagamento de R$ 50 mil em auxílio às famílias atingidas pelo tornado que devastou parte do estado na última sexta-feira (7), deixando seis mortos e centenas de feridos.
A iniciativa foi possível após aprovação unânime da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para a alteração do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). Com a nova lei, o governo está autorizado a transferir recursos diretamente às famílias que tiveram suas casas destruídas — algo que antes era limitado a repasses “fundo a fundo” entre estado e municípios.
Segundo o governo estadual, o objetivo é agilizar o socorro às vítimas e acelerar a reconstrução das áreas afetadas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-oeste do estado, onde o tornado atingiu com mais força. Estima-se que cerca de 90% da cidade tenha sido destruída.
Atualmente, cerca de 40 pessoas permanecem abrigadas em Laranjeiras do Sul, a 18 km de Rio Bonito, enquanto mais de mil buscaram abrigo temporário em casas de parentes e amigos.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos chegaram a 250 km/h, configurando um tornado de intensidade F3 na escala Fujita, que vai de 0 a 5.
O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública, e cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Crea-PR iniciaram a avaliação dos danos estruturais e prejuízos materiais nas residências e construções atingidas.
O tornado deixou seis mortos, sendo um deles em Guarapuava, e mais de 700 feridos, segundo a Defesa Civil. Uma pessoa continua desaparecida.
A sanção da nova lei representa, segundo o governo estadual, um marco humanitário e administrativo, ao permitir respostas mais rápidas e diretas em situações de desastre natural — um passo essencial para reconstruir vidas e comunidades no Paraná.
Ir para o conteúdo






