Pico da chuva de meteoros pode ser visto nesta noite 

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Com as condições certas, será possível testemunhar a passagem dos fragmentos do cometa Halley

Por Simone Salles

Esta semana reserva um espetáculo celeste visível de qualquer região do Brasil: a chuva de meteoros Orionídeas. O pico do fenômeno ocorre nesta noite, de quarta-feira para quinta-feira (23). Segundo dados do Observatório Nacional, as condições são consideradas “excelentes” para todo o território nacional. No Brasil, basta olhar para o céu, sem necessidade de equipamentos especiais, para acompanhar a noite de estrelas cadentes.

O melhor intervalo para observação é entre a meia-noite e o amanhecer. Os meteoros da Orionídeas são brilhantes,  extremamente rápidos (atingem cerca de 66 quilômetros por segundo), deixando trilhas luminosas por alguns instantes.

A origem desse show natural do cosmos está nos fragmentos deixados pelo famoso Cometa Halley ao longo de sua trajetória. Sempre que a Terra atravessa a zona de detritos desse cometa, os meteoros aparecem ao penetrar nossa atmosfera e se incendiarem. A Orionídeas ocorre anualmente entre o início de outubro e início de novembro. Em 2025, o pico está previsto para esta semana. A fase lunar também está favorável, com lua nova ou praticamente invisível (cerca de 2 % de iluminação), que deixa o céu escuro e ideal para observação.

Para tirar proveito máximo, recomenda-se escolher um local afastado da poluição luminosa das grandes cidades, manter o olhar fixo no céu por pelo menos 20 a 30 minutos para adaptação ocular à escuridão e abrigar-se do vento ou de luzes vibrações ao redor. Basta olhar e esperar. Em condições muito boas, estima-se que se possa observar até 15 a 20 meteoros por hora e talvez alguns deles transformem-se em “bolas de fogo”, quando bem brilhantes.

Além do espetáculo visual, chuvas de meteoros têm valor científico importante. Permitem estimar a quantidade de detritos espaciais interceptados, estudar a formação do Sistema Solar e até proteger satélites e missões espaciais de possíveis impactos ou interferências. A noite desta semana oferece tanto uma experiência contemplativa quanto educativa, um convite para olhar para cima e perceber que a humanidade é parte de um universo dinâmico e repleto de surpresas.

Vale preparar o local com antecedência, verificar a previsão do tempo e convidar amigos ou familiares para compartilhar a experiência. Boa observação!

Mais lidas

Caiado mostra força de Goiás e inspira emp...
Ibaneis coloca Brasília como sede da final...
Caiado e José Aparecido reforçam parceria ...
...