PMGO capacita policiais militares no 2º Curso de Cinotecnia e Operações com Cães para reforçar a segurança em Goiás
Goiânia, 16 de outubro de 2025 – A Polícia Militar do Estado de Goiás realizou, nesta quinta-feira (16/10), no Auditório da Fundação Tiradentes, a aula inaugural do 2º Curso de Cinotecnia e Operações com Cães (CINOC), promovido pelo Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), unidade especializada do Comando de Missões Especiais (CME).
Reconhecido pela excelência no emprego do binômio homem-cão em atividades de segurança pública, o BPCães se destaca pela eficiência em operações de busca e captura, detecção de drogas, armas e explosivos, além do apoio tático em ocorrências de alta complexidade.
Durante as 10 semanas de intenso treinamento, 20 policiais militares do Estado de Goiás irão desenvolver habilidades essenciais para o manejo, treinamento e emprego dos cães, potencializando a eficiência do binômio homem-cão nas operações de segurança.
O evento contou com a presença do Comandante da Academia da PMGO, Coronel Daniel Pires Aleixo; do Comandante de Missões Especiais, Coronel Alexandre Saliba Sales; e do Comandante do Batalhão de Cães, Major Paulo Gouthier Neto, além de diversas autoridades civis e militares.
A aula inaugural foi conduzida pelo Major Leonardo Pulice de Almeida, Chefe da Seção de Cães de Guerra do Batalhão de Apoio às Operações Especiais do Exército Brasileiro, que compartilhou sua experiência e trajetória com os novos alunos.
A realização do 2º CINOC reafirma o compromisso da PMGO com a capacitação contínua, consolidando a importância do trabalho integrado entre policiais e seus cães na promoção da segurança pública e na proteção da sociedade goiana.