A Câmara de Inovação e Tecnologia da Informação da Fecomércio-DF recebeu representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), do Governo Federal, e da Softex, empresa que busca fomentar o ecossistema tecnológico brasileiro. O encontro contou com a participação de conselheiros de diversas entidades e empresas do segmento, e teve como objetivo alinhar estratégias de atuação para os próximos meses.
Entre os temas em pauta estiveram o combate à discriminação por meio de projetos de inovação e tecnologia, a valorização e retenção de mão de obra qualificada no Brasil, a inclusão feminina no setor e a integração desses temas com a economia criativa.
O coordenador-líder da Câmara de Inovação e TI, Christian Tadeu, que também é presidente da Softex, explicou que a presença do Conselhão teve como objetivo detalhar o projeto Potências Negras e Tecnologia, da Presidência da República. A iniciativa busca promover a inclusão e o combate à discriminação racial por meio do desenvolvimento tecnológico voltado à transformação social.
O secretário-executivo do Conselhão, Olavo Oleto Alves, disse que projeto promove inovação como instrumento de redução das desigualdades. “Quando aproximamos o poder público do setor produtivo, criamos soluções mais eficazes e democráticas. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou.
O vice-presidente executivo da Softex, Diones Lima, ressaltou que a colaboração entre as entidades representa um passo essencial para o avanço da agenda tecnológica brasileira. “Queremos transformar o Brasil em uma referência em inovação inclusiva, que gere oportunidades e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
A Softex apresentou suas ações voltadas à transformação digital, capacitação profissional e criação de cidades inteligentes e portos digitais, destacando seu potencial de contribuição para o fortalecimento do comércio nas áreas de varejo, atacado e serviços.
Câmaras interligadas
O encontro contou com a participação do coordenador-geral das Câmaras Temáticas da Fecomércio-DF, Hélio Queiroz, e chefe de gabinete, Caetana Franarin, e dos coordenadores das câmaras de Economia Criativa e Mulheres da Fecomércio-DF, Reinaldo Gomes e Bernadeth Martins. Ambos compartilharam resultados desenvolvidos por seus colegiados, entre eles a pesquisa “Panorama da Economia Criativa do DF” e a carta aberta elaborada durante o 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino. Os materiais servirão de base para a formulação de novas estratégias de inovação e de inclusão feminina no setor.