Hamilton de Holanda, Criolo e Clarice Falcão agitam pré-lançamento do Sesc-DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Arte: Sesc-DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Evento será nos dias 4 e 5 de outubro, com espetáculos de luz, inovação e participação de Arnaldo Antunes

 

 

Hamilton de Holanda, Criolo e Clarice Falcão serão algumas das atrações de um marco histórico para Brasília. Eles vão participar, nos dias 4 e 5 de outubro, do evento de pré-lançamento do Centro Cultural do Sesc-DF. As apresentações gratuitas serão realizadas no prédio das futuras instalações, localizado na 511 Norte, das 18h à 22h.

 

Com tema “O Futuro é Hoje”, a ação marca a apresentação do projeto conceitual e arquitetônico do novo Centro Cultural, a primeira unidade do Sesc-DF totalmente dedicada a arte, cultura e tecnologia. Além de música, o evento ainda vai contar com projeções audiovisuais e exposições de arte visual.

“Esse prédio, abandonado há quase duas décadas, vai dar luz à arte na Asa Norte e ao Distrito Federal como um todo. E esse evento vai ser um aperitivo de tudo que estar por vir quando o Centro Cultural estiver inaugurado. Um espaço de acesso gratuito, de verdadeira promoção artísticas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Atrações de Pré-Lançamento 

No sábado, dia 4, o bandolinista Hamilton de Holanda fará uma apresentação especial e inédita, com participações de Vanessa Moreno e Criolo. As músicas foram produzidas exclusivamente para o evento.

 

 

E tem mais: o espetáculo ainda vai contar com instalações de artes visuais, performances de DJ e VJ, além do lançamento do Mapping Manifesto, uma intervenção audiovisual de grande impacto na imponente fachada do prédio.

 

Criolo

 

O Manifesto será conduzido pela por Batman Zavareze e narrado por Arnaldo Antunes, em um espetáculo que mistura projeções, trilhas e poesia, trazendo à tona o conceito do futuro Centro Cultural: um espaço voltado para a criação, beleza e novos horizontes.

 

No Domingo, tem apresentação de Clarice Falcão. A cantora, atriz, humorista e compositora apresenta seu trabalho musical.

Clarice Falcão

Direção artística de peso 

  • Potência criativa de Batman Zavareze

 

 

 

Há décadas, Batman Zavareze (52) se consolidou como um designer, curador de festivais e artista visual realizando trabalhos de grandes repercussões. Ele deu vida à sua visão criativa como diretor artístico de grandes shows musicais, como Marisa Monte, Tribalistas, Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Paralamas do Sucesso, Arnaldo Antunes, Los Hermanos, Pato Fu, Planet Hemp e Natiruts.

 

Também esteve à frente de exposições de arte e eventos ao vivo, entre eles, o encerramento das Olimpíadas do Rio 2016, a posse do presidente Lula da Silva em 2023, Abertura da Cop 28 em Dubai, Ópera Nabucco em Genebra e Ocupação total da Times Square, em 2023, em Nova York, em um grande Chamado à Ação: Salve a Amazônia.

 

Participou da criação e dirigiu o projeto imersivo do novo Museu da Imagem do Som do Ceará, com a obra “Ontem Choveu no Futuro”. Fez a direção e curadoria do Festival de Arte Digital Multiplicidade desde a sua criação em 2005.

 

Batman fomentou uma plataforma vital para explorar a interseção de diversas linguagens artísticas e novas experiências tecnológicas de forma pioneira, solidificando sua posição como um pilar cultural brasileira.

  •   

Curadoria de Artes Visuais: Jacopo Crivelli Visconti, curador da 34ª Bienal de São Paulo e responsável por exposições internacionais.

David Batchelor: escocês de nascimento, mas radicado em Londres, já expôs em museus e galerias da Grã-bretanha, Europa e Américas. Nas últimas décadas tem pesquisado os efeitos da cor na cidade moderna, produzindo uma grande variedade de obras onde reutiliza material industrial como carrinhos, caixas de luz e contendores de plástico.

Como será o Futuro Centro Cultural do Sesc-DF 

 

O Centro Cultural Sesc-DF surge como um símbolo vivo e pulsante da cultura no Distrito. Com mais de 10 mil metros quadrados, o espaço abrigará teatro multifuncional, sala de cinema, galerias de arte, laboratórios criativos, áreas para oficinas, leitura e brincadeiras.

 

Será construído no terreno do antigo prédio da Caixa Econômica, localizado na 511 Norte. O edifício foi adquirido pelo Sesc-DF em 2024 e será totalmente reformulado. A previsão é que as obras tenham início em 2026.

 

Pensado para todas as idades, será um território de encontros entre artistas e comunidade, unindo tradição e tecnologia em experiências culturais inovadoras.

 

“É um momento histórico para o Sesc-DF e para o Distrito Federal. Queremos apresentar à população o conceito de um espaço inovador, pensado para ser um polo de cultura, arte e tecnologia. E mais do que isso: um espaço acessível, que vai transformar a relação da comunidade com a produção cultural”, revela o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.

Traços de Lina Bo Bardi 

O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Brasil Arquitetura e liderado por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, carrega a herança de Lina Bo Bardi, responsável por ícones como o MASP e o Sesc Pompeia.  O espaço promete um design contemporâneo e funcional, que reforça o caráter inovador e público do espaço.

 

Moderno, Gratuito e acessível: o novo Centro Cultural Sesc-DF  vai colocar a cultura ao alcance de todos no Distrito Federal 

Um diferencial do Centro Cultural do Sesc-DF será seu princípio da gratuidade, permitindo que toda a população do Distrito Federal tenha acesso a exposições, shows, espetáculos teatrais, entre outras atrações culturais. Tudo isso sem custo algum.

 

Assim, o projeto reforça as ações do Sesc-DF de democratização e descentralização da cultura no Distrito Federal. Nos últimos anos, a instituição tem levado às mais diversas regiões administrativas do DF grandes espetáculos teatrais e musicais, com nomes artísticos importantes do cenário nacional.

 

PROGRAMAÇÃO DO PRÉ-LANÇAMENTO DO CENTRO CULTURAL

Sábado –  4 de outubro

INÍCIO ARTISTA MUSICAL ARTISTA VISUAL
18:00 GET LUCKY DUO VJ ALEXANDRE RANGEL
18:45 MR. MENDEL VJ ALEXANDRE RANGEL
19:45 PROJETO ARQUITETONICO  
19:50 DISCURSO DIRETOR REGIONAL  
20:05 DISCURSO PRESIDENTE FECOMERCIO  
20:20 MANIFESTO CCSESC 1º MOMENTO BATMAN ZAVAREZE
20:35 SHOW HAMILTON DE HOLANDA + CRIOLO + VANESSA MORENO BATMAN ZAVAREZE
21:35 MANIFESTO CCSESC 2º MOMENTO BATMAN ZAVAREZE
21:50 BIS BATMAN ZAVAREZE
22:00 ENCERRAMENTO  
     
     
 

Domingo  – 05 de outubro

 

INÍCIO ARTISTA MUSICAL ARTISTA VISUAL
18:00 DIGITAL DUBS + ANELIS ASSUMPÇÃO + Ed Trombone VJ ARTUR CABRAL
18:50 SISTEMA CRIOLINA VJ VISUAL LORES
19:40 MANIFESTO CCSESC BATMAN ZAVAREZE
20:45 AFRICANOISE LIVE PA VJ OLHO NEGRO
19:55 CLARICE FALCÃO LIVE PA VJ GRAZZI
21:45 MANIFESTO CCSESC BATMAN ZAVAREZE
22:00 ENCERRAMENTO  

Mais lidas

Sesc-DF: Corrida do Comerciário 40K agita ...
Tolete teme apodrecer na cadeia
Gol contra? Ibaneis e Celina podem estar l...
...