Fórum na Estação 504 Sul do Sesc-DF exalta protagonismo feminino no empreendedorismo
O 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF reuniu, nesta quarta-feira (24), no Sesc 504 Sul, autoridades, lideranças empresariais e representantes de entidades nacionais e internacionais em um evento marcado pela força, união e protagonismo das mulheres.
Na pauta, temas estratégicos como: Violência e Assédio no Mundo do Trabalho; Políticas Públicas e Educação Financeira para a Mulher Empreendedora; e Resiliência e Transformação do Empreendedorismo Feminino no Brasil e no Mundo.
A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, do presidente da CNC, José Roberto Tadros, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes, do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e da diretora-executiva da CNC, Simone Guimarães. A coordenadora-líder da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF, Bernardeth Martins, anfitriã do evento, conduziu a programação.
Acesso ao crédito e políticas públicas
Entre os assuntos mais destacados esteve o acesso ao crédito para mulheres, apontado pela vice-governadora Celina Leão como um dos grandes desafios do empreendedorismo feminino.
“Para os homens, é mais fácil obter recursos financeiros e empreender. Mas é inspirador ver o esforço da Câmara em ampliar essas políticas”, disse Celina.
Ela citou ainda casos de mulheres que superaram a violência e conquistaram autonomia por meio de programas sociais, acesso ao crédito e capacitação. “Tenho certeza de que o que for produzido aqui será fundamental para fortalecer essa política pública de Estado que estamos implementando, capaz de gerar receita e renda. O nosso país precisa cada vez mais de empreendedorismo”, completou a vice-governadora.
Durante o Fórum, a presidente do Amazon Banking Trust (ABT), Nefertith Esteves, anunciou que, a partir de janeiro de 2026, a instituição lançará um programa de linhas de crédito específicas para financiar projetos liderados por mulheres, em parceria com a Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF.
Protagonismo e reconhecimento institucional
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembrou que a Câmara de Mulheres da entidade foi pioneira no Sistema Comércio brasileiro, inspirando a criação da Câmara de Mulheres da CNC. Desde então, segundo a diretora-executiva da Confederação, Simone Guimarães, outras dez federações seguiram o mesmo caminho. “Estamos trabalhando para ampliar esse quadro”, afirmou.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a importância da Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras, que vem promovendo a participação feminina em cargos de liderança e estimulando a inovação nos negócios. A diretora-executiva Simone Guimarães lamentou a ausência de mulheres em postos de presidência de instituições do segmento, reforçando a necessidade de avanços nesse campo.
Emoção e gratidão
A coordenadora-líder da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, Bernardeth Martins, emocionou-se ao falar da trajetória até a realização do Fórum. “Ao ver uma plateia tão ilustre e engajada, recordei cada obstáculo superado e me enchi de gratidão. Esta vitória não é apenas minha, mas de todos que apoiaram essa conquista”, afirmou.