Dia da Árvore é comemorado com atividades educativas, interativas e sensoriais para crianças

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Evento promove contato direto com a natureza através de quatro estações temáticas, mostrando a importância das árvores

 

 

No dia 25 de setembro, a Embrapa Florestas, em Colombo (PR), abre suas portas para celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21/09, em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa deve reunir cerca de 150 crianças de escolas públicas, que terão a oportunidade de participar de atividades educativas e interativas ao longo de todo o dia.

 

Organizado em quatro estações temáticas, o evento vai proporcionar momentos de imersão em diferentes aspectos do meio ambiente e do setor florestal.

 

Na estação Erva-mate e Araucária, as crianças irão conhecer mais sobre espécies nativas que fazem parte da cultura, da história e da economia do Paraná. Já na estação Solo, os especialistas da Embrapa Florestas explicarão a importância da conservação e do manejo adequado para a saúde das florestas, além da relação do solo e das florestas com as mudanças climáticas.

 

Na estação Florestas Plantadas, representantes da APRE Florestas apresentarão o papel do setor na economia e como o manejo sustentável garante benefícios ambientais e sociais. Além disso, a APRE Florestas e o Laboratório de Produtos Florestais da UFPR também vão abordar a presença da floresta e seus produtos no cotidiano das crianças, ressaltando a importância da escolha consciente.

 

Na estação Insetos Florestais, por sua vez, o objetivo é explicar a biodiversidade e a função dos insetos no equilíbrio dos ecossistemas, bem como estratégias de controle biológico quando alguns insetos se tornam pragas.

 

Cada grupo deve passar cerca de 20 minutos em cada estação, com linguagem adaptada para a faixa etária dos alunos, garantindo um aprendizado dinâmico e acessível.

 

Educação ambiental na infância

De acordo com os organizadores, a ação tem como objetivo despertar nas crianças a consciência ambiental, a sustentabilidade e o entendimento sobre o equilíbrio entre conservação e produção.

 

Para Edina Moresco, chefe adjunta de Transferência de Tecnologias da Embrapa Florestas, trabalhar esse tema com as crianças é uma grande oportunidade para formar futuros adultos mais conscientes do papel central das árvores nos diferentes processos de produção sustentável. “As árvores são muitas e com várias aplicações, madeira, celulose, ornamentais, urbanas, entre outras. Queremos mostrar um pouco disso tudo e, quem sabe, fazer parte da memória de infância destas crianças, além de despertar nelas essa consciência”, afirma.

 

O presidente da APRE Florestas, Fabio Brun, destaca o impacto positivo da iniciativa. “É fundamental aproximar as crianças da natureza e mostrar, de forma prática, como o setor florestal está presente no nosso dia a dia. Quando a educação ambiental começa cedo, criamos uma geração mais consciente, que entende a importância das árvores para o futuro do planeta”.

Um futuro mais sustentável

A celebração do Dia da Árvore é mais do que um mero passeio escolar. É uma experiência didática e lúdica, na qual os alunos têm contato direto com a ciência, a cultura e o meio ambiente. Para a Embrapa Florestas e a APRE, a expectativa é de que iniciativas como esta multipliquem conhecimentos e formem cidadãos engajados na construção de um futuro sustentável.

 

Serviço

Evento Dia da Árvore

Data: 25/09

Horário: 8h30 às 16h

Local: Embrapa Florestas (Estrada da Ribeira, Km 111 – Parque Monte Castelo, Colombo)

Organização: Embrapa Florestas, APRE Florestas e UFPR

 

 

 

Sobre a APRE Florestas

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas) representa aproximadamente metade da área total de plantios comerciais no estado. As principais organizações de ensino e pesquisa formam o conselho científico da APRE, conferindo à entidade representatividade e embasamento técnico para o desenvolvimento das ações em prol do setor florestal. Desde 1968, a atuação política, apartidária, faz da APRE a porta-voz do setor no diálogo com as esferas públicas, organizações setoriais, formadores de opinião e sociedade no desafio de promover e fortalecer ações produtivas do setor florestal paranaense.

Mais lidas

A esquerda sem povo: dinheiro de fora sust...
PEC DA BLINDAGEM (OU DA IMPUNIDADE): UM AB...
Dia da Árvore é comemorado com atividades ...
...