Ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP e inimigo do PCC é executado na Praia Grande
Ruy Ferraz Fontes, de 63 anos, ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo e considerado um dos principais “inimigos” do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi morto a tiros nesta segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral paulista. Atualmente, ele ocupava o cargo de secretário da Administração do município.
De acordo com informações preliminares, Fontes dirigia um Fiat Argo preto quando passou a ser perseguido por criminosos em uma SUV da mesma cor. O carro do ex-delegado colidiu com um ônibus e, em seguida, foi alcançado. Os suspeitos desceram do veículo e efetuaram vários disparos contra ele. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 18h20, na avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, na Vila Caiçara. O Samu confirmou a morte ainda no local. Equipes da Rota foram enviadas ao litoral na mesma noite para reforçar as investigações.
Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) lamentou a execução e manifestou solidariedade à família e aos colegas de profissão. “Trata-se de uma tragédia de proporções inenarráveis, que atinge não apenas a Polícia Civil, mas toda a sociedade brasileira, pois cala uma voz firme e comprometida com a lei, a justiça e a proteção da cidadania. Sua dedicação, coragem e os enormes prejuízos impostos às organizações criminosas fizeram dele alvo da violência que sempre combateu com bravura”, afirmou a entidade.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo também classificou o caso como um “atentado” e destacou a trajetória do ex-delegado. “Ruy dedicou mais de 40 anos à Polícia Civil. Estava atualmente licenciado da instituição, exercendo a função de secretário de Administração em Praia Grande. Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque, como delegado-geral de Polícia, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, além de ter atuado em unidades como o Deic, Denarc e DHPP”, informou a pasta.
A SSP acrescentou que policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência, localizaram o veículo usado pelos criminosos e preservaram a cena para a realização da perícia. “Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos”, completou.
Dr Ruy, ex Delegado Geral, policial que sempre enfrentou o PCC, foi executado pelo crime organizado na baixada Santista. Vocês, defensores bandidos, políticos que defendem o crime e juízes complacentes com a criminalidade, saibam, que o sangue de milhares de vítimas estão em… pic.twitter.com/CPVDuZBk3a
— DELEGADO PALUMBO (@delegadopalumbo) September 15, 2025
Com informações IstoÉ