Bombeiros do DF controlam incêndio de grandes proporções na Flona em ação integrada
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) demonstrou mais uma vez sua eficiência e preparo ao atuar no combate a um incêndio de grandes proporções na Gleba 1 da Floresta Nacional de Brasília (Flona), na tarde desta terça-feira (9). A ocorrência mobilizou uma verdadeira força-tarefa, com nove viaturas, além de apoio aéreo com avião e helicóptero.
O fogo, que teve início por volta das 12h em área externa aos limites da Flona, rapidamente se alastrou, exigindo uma pronta resposta. Atendendo ao pedido de reforço da administração local, o CBMDF acionou seu sistema de sobreaviso, deslocando não apenas as equipes de plantão, mas também militares que estavam em expediente administrativo.
A operação contou com a integração de instituições que compõem o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), entre elas o ICMBio, IBAMA/Prevfogo e IBRAM. Para garantir maior eficiência e coordenação entre os órgãos, foi instalado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta que permite a gestão organizada de ocorrências complexas.
Graças ao esforço conjunto, o incêndio — que atingiu aproximadamente 220 hectares — foi considerado controlado no início da noite. As áreas afetadas seguem em monitoramento e as equipes permanecem em alerta para eventuais reativações.
A ação evidencia o comprometimento e a capacidade técnica do CBMDF e das instituições parceiras em proteger o meio ambiente e a população do Distrito Federal.
Fonte: SOINP/CBMDF – Foto: CBMDF