II CIRSOL, em Brasília, lançará Atlas dos Resíduos no Brasil

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Brasília-DF, 21 de abril de 2024 Foto:Cristiano Costa/Fecomércio-DF A manhã ensolarada do aniversário de Brasília, neste domingo (21), começou com a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. A solenidade é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e, este mês, integra as homenagens aos 64 anos da capital.
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Estudo inédito mostra, pela primeira vez, mapeamento completo do setor

 

 

A primeira edição do Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Manejo de Resíduos Sólidos no Brasil será lançada durante a II CIRSOL (Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento). O evento será realizado em Brasília entre os dias 26 e 29 de agosto, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

 

O levantamento foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e o Ministério do Meio Ambiente.

 

A publicação, segundo o governo, é inédita no país e mapeia, de forma detalhada, os territórios brasileiros com maior potencial para implantação de consórcios públicos e parcerias público-privadas voltadas à gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos urbanos.

 

Por meio de dados georreferenciados, indicadores socioeconômicos, infraestrutura disponível e análises de viabilidade técnica e econômica, o Atlas aponta oportunidades concretas para estruturar projetos de economia circular, tratamento adequado de resíduos e destinação ambientalmente correta, em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

 

O estudo também identifica regiões estratégicas onde a cooperação intermunicipal pode reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e atrair investimentos, viabilizando soluções modernas que incluem centrais de triagem e de reciclagem no intuito de aproveitar ao máximo o material componente dos resíduos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa diminuindo a pegada ecológica do Brasil.

 

O evento de lançamento contará com a presença de representantes do Governo Federal, ministérios, IPGC, especialistas e lideranças do setor, reforçando o compromisso do Brasil com a gestão sustentável dos resíduos sólidos e o enfrentamento às mudanças climáticas.

 

Esta ferramenta estratégica servirá como base científica para tomadores de decisão, gestores públicos e iniciativa privada, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes no setor.

 

A II CIRSOL promete também ser um marco na discussão sobre sustentabilidade e economia circular no Brasil. Vai reunir 150 palestrantes nacionais e internacionais, políticos e representantes de 70 grupos organizados de catadores de todo o país. O evento deve atrair 35 mil participantes, sendo 15 mil presencialmente e 20 mil on-line.

 

O evento oferecerá uma oportunidade única de diálogo direto entre legisladores, academia, sociedade civil e especialistas brasileiros e estrangeiros sobre políticas públicas e soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos no país.

 

Catadoras

 

A participação de Aline dos Santos Souza, catadora de recicláveis reconhecida nacionalmente na luta pelos direitos dos catadores, garantirá a voz ativa dos profissionais que estão na linha de frente da economia circular brasileira.

 

Um dos destaques da conferência será O Espaço Pró-Catador, categoria que reúne mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil e que faz a importante tarefa de recolher materiais recicláveis das ruas, para reaproveitamento futuro, na chamada economia circular. O local será ponto de encontro para cooperativas e associações de catadores.

 

Outro destaque será a Exposição das Catadoras do Brasil, que apresentará fotografias e relatos de catadoras representando as 26 unidades federativas e o Distrito Federal. A conferência contará com o Desfile de Moda Circular, em que garis e catadores desfilarão com peças criadas a partir de materiais recicláveis, como tecidos reaproveitados e plásticos reutilizados.

 

Haverá ainda o espaço CIRSOL Jovem, dedicado à educação ambiental, oferecendo atividades interativas para estudantes de diferentes idades. O local incluirá exposições de projetos escolares e universitários, oficinas sobre resíduos sólidos e economia circular, além de palestras sobre reciclagem e consumo consciente.

 

Feiras de Negócios

 

A programação da II CIRSOL também terá o Festival de Arte e Cultura, com eventos culturais como exposições, shows e workshops, apresentados pela Petrobrás e Ministério da Cultura. Haverá ainda a Feira de Negócios e Resíduos Sólidos e Saneamento, com a participação de empresas e instituições da indústria e do comércio, como a Secretaria de Esporte e Lazer/GDF, FINEP/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação , Sebrae, Sanepar, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial/ABDI, SLU e Porto de Santos como apoiadores; e a Feira de Sustentabilidade de Microempreendedores, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de futuros verdes e serviços inovadores.

 

O Sistema Fecomércio-DF, por meio da Federação, do Sesc-DF e do Senac-DF, será correalizador de um dos mais importantes eventos internacionais voltados à gestão ambiental e infraestrutura sanitária. O evento é aberto a comerciantes, comerciários e a toda a sociedade civil pode participar.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participará da abertura do evento, ao lado de autoridades e representantes das entidades realizadoras. “Nosso compromisso com a sustentabilidade é contínuo, e temos orgulho em contribuir com ações concretas que realmente fazem a diferença”, afirmou.

 

Além dele, a empresária e diretora de hotelaria do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Hotéis (Sindhobar-DF), Valéria Farias, participará do painel O Turismo Sustentável e a Interface com os Resíduos Sólidos. Ela falará sobre o Movimento Brasília Sustentável, que implementa práticas ESG na rede hoteleira e conta com parceria do Instituto Lixo Zero Brasil e Setur-DF.

 

“A CIRSOL trará grande diversidade de participantes de toda a cadeia que envolve a economia circular do País, saneamento e preservação ambiental”, diz Ana Paula.

 

Serviço

 

Data: 26 a 29 de agosto de 2025

Locais: Museu Nacional da República, Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e Faculdade Mackenzie – Brasília (DF)

Formato: Híbrido (presencial e virtual, com transmissão ao vivo e tradução simultânea)

 

Mais lidas

Leila abre a porta da CPI para Carlos Lupi
Corrupção bilionária some, e a esquerda do...
Senac-DF lança plataforma para contratar j...
...