Goiás protege o Cerrado com bombeiros 24h nos parques

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Presença contínua dos bombeiros nas unidades tem o objetivo principal de impedir que pequenos focos de incêndio se tornem grandes queimadas, por meio de detecção precoce e resposta imediata (Foto: CBMGO)
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Operação Cerrado Vivo 2025 fortalece proteção ambiental com presença permanente do Corpo de Bombeiros em unidades de conservação

 

 

A Operação Cerrado Vivo 2025 representa um avanço histórico na política ambiental do estado de Goiás. Com o início das ações em maio no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a iniciativa passou a contar com a presença permanente e ininterrupta de equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) em sete unidades de conservação estaduais, promovendo a vigilância ativa e o combate imediato a focos de incêndio.

Além do Parque Altamiro, a operação se estende ao Parque Estadual da Serra Dourada, Parque Estadual da Serra de Caldas, Parque Estadual de Terra Ronca, entre outros. O objetivo é claro: impedir que focos de calor evoluam para grandes queimadas, por meio de monitoramento contínuo, tecnologia de ponta e resposta rápida das equipes especializadas.

A iniciativa é resultado de uma parceria estratégica entre o CBMGO e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), consolidando uma política pública robusta e permanente para proteção das áreas de maior relevância ecológica do Cerrado goiano.

Com esse novo modelo de atuação, o Governo de Goiás reforça seu compromisso com a sustentabilidade, a preservação da biodiversidade e a segurança ambiental, servindo de referência nacional na gestão ambiental preventiva.

Mais lidas

Provas que podem derrubar Moraes
Defesa diz que Paulo Sérgio tentou dissuad...
STJ afasta governador do Tocantins por sus...
...