Portal do programa Negocia DF será lançado até o fim de julho

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Fecomércio DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

O portal do programa Negocia DF deve entrar em operação, oficialmente, até o fim de julho. Com isso, os interessados em negociar suas dívidas, de forma individual, já poderão apresentar requerimento, manifestando interesse no acordo. Já a outra modalidade, por adesão a edital, ocorrerá após a divulgação do primeiro edital, previsto para agosto. As informações foram confirmadas pela Procuradora-chefe das Ações Tributárias da Procuradoria da Fazenda do Distrito Federal, Maria Auxiliadora Durán, durante a última reunião da Câmara de Finanças e Tributação da Fecomércio-DF.

O encontro reuniu conselheiros de diversas entidades públicas e representantes do setor empresarial para discutir detalhes da Lei nº 7.684/2025 (e Decreto nº 47.337/2025), sancionada recentemente pelo governador Ibaneis Rocha. A nova legislação foi criada com objetivo de permitir a regularização fiscal do contribuinte/devedor, reduzir a litigiosidade administrativa e judicial e possibilitar a recuperação de parte dos mais de R$ 41 bilhões inscritos na dívida ativa distrital, o que viabilizará a manutenção de empregos e da atividade econômica, assegurando fonte sustentável de recursos para a execução de políticas públicas.

A transação é um instrumento legal que permite ao contribuinte/devedor negociar débitos tributários e não tributários, inscritos em dívida ativa, com a Fazenda Pública (Distrito Federal, autarquias, fundações e outros entes distritais), com concessões mútuas e benefícios como descontos, prazos maiores para pagamento e até parcelamento.

Uma das modalidades de transação, a individual, permite que pessoas físicas e jurídicas com débitos cujo valor consolidado seja superior a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) ou devedores em recuperação judicial, liquidação judicial, liquidação extrajudicial ou falência, negociem diretamente com a Procuradoria-Geral do Distrito Federal a regularização de suas pendências.

Outra possibilidade será a modalidade de transação por adesão, com base em editais publicados periodicamente, também para pessoas físicas e jurídicas. A expectativa, segundo Durán, é que três editais sejam lançados anualmente, direcionados a grupos específicos de dívidas.

“A transação será aberta a todos os públicos, pessoas físicas e jurídicas, com débitos inscritos na dívida ativa do Distrito Federal. É fundamental que cada contribuinte avalie qual modalidade melhor se adequa ao seu caso”, explicou a Procuradora-chefe.

O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressaltou a importância da iniciativa para a recuperação econômica do setor empresarial. “Desde 2020, com a pandemia, os empresários enfrentaram grandes dificuldades. Muitos não deixaram de pagar impostos por vontade própria, mas por absoluta falta de condições. Agora, com a retomada gradual da economia, programas como este são fundamentais tanto para o governo quanto para os empresários, que terão a oportunidade de regularizar pendências e seguir gerando emprego e renda”, afirmou.

Todas as informações, requerimentos e adesões ocorrerão por meio do portal eletrônico concilia.pg.df.gov.br, em fase final de construção.

Mais lidas

Ibaneis Rocha visita obras do Hospital de ...
Goiás registra 301 mil pedidos de matrícul...
Terracap realiza licitação com 97 imóveis ...
...