Denúncia contra deputado Rôney Nemer é rejeitada pelo STF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Por maioria, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar nesta terça-feira (20) uma denúncia contra o deputado federal Rôney Nemer (PP-DF) por suposta irregularidade na dispensa de licitação para contratação de patrocínio quando presidia a Brasíliatur.

O deputado foi acusado de contratar, de maneira irregular, patrocínio para divulgação do 49º aniversário de Brasília pelo cantor Edu Casanova no Carnaval de Salvador, entre os meses de fevereiro e abril de 2009.

A relatora do inquérito, ministra Rosa Weber, disse ter dúvidas sobre se a divulgação no bloco carnavalesco seria a melhor escolha, mas entendeu que não existem indícios mínimos de crime para tornar o deputado réu. “Não há indícios projetáveis de confirmação da hipótese acusatória que justifique ação penal contra o acusado”, afirmou em seu voto.

O voto foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Já os ministros Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes votaram para receber a denúncia, mas ficaram vencidos.

Presidente da Brasíliatur

Segundo a denúncia, a contratação por inexigibilidade de licitação, por R$ 800 mil, foi conduzida pela empresa Brasíliatur, vinculada ao Governo do Distrito Federal, e aprovada por Nemer, então presidente da empresa.

A denúncia chegou a ser recebida na primeira instância, tornando Nemer réu, mas a decisão foi anulada depois que ele se tornou deputado distrital, conseguindo foro privilegiado no Tribunal de Justiça do DF.

Uma nova denúncia foi apresentada em julho de 2014, mas o caso foi enviado ao Supremo porque Nemer foi eleito para a Câmara dos Deputados e obteve foro privilegiado na Corte em dezembro daquele ano. G1

Mais lidas

GDF autoriza concurso da Educação com 2.65...
Senac Geração Pro lança combos de beleza n...
Festival Sesc Canta Comerciário emociona p...
...