CLDF debate prejuízos causados pela Viagens Promo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Crise no turismo: CLDF debate prejuízos causados pela Viagens Promo

 

 

Diante da crise no setor turístico deflagrada pela operadora Viagens Promo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, na sexta-feira (11), audiência pública para discutir soluções para o problema. A iniciativa foi do deputado Thiago Manzoni (PL), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Turismo do DF (Abav-DF).

A Viagens Promo, responsável pela intermediação de passagens e hospedagens, atende mais de 10 mil agências no país. A crise teve início em fevereiro com atrasos em pagamentos e, em março, resultou em cancelamentos de contratos e suspensão de reservas. Estima-se que mais de 5 mil agências foram afetadas.

Relatos apontam que muitas empresas precisaram recorrer a empréstimos ou vender bens pessoais para arcar com prejuízos. O deputado Manzoni propôs criação de linha de crédito com juros reduzidos e negociações com entidades como Embratur e Banco Central. Também sugeriu tratativas com a Abih para garantir pagamentos imediatos a hotéis e defendeu reverter o veto a projeto que limita a responsabilidade solidária das agências.

O advogado Rafael Gonçalves, representante da Saliba Viagens, denunciou possível esvaziamento patrimonial da operadora, com uso de offshores. Já a Abav-DF cobrou mais transparência e isenção da responsabilidade total das agências nos casos em que a culpa for exclusiva das operadoras.

Outros agentes relataram prejuízos que chegam a R$ 230 mil por agência. A estimativa é que a crise possa gerar um rombo de até R$ 1,5 bilhão.

A proposta de um fundo garantidor para o setor, com apoio do BRB, também foi debatida como forma de dar respaldo às agências. A audiência está disponível no canal da CLDF no YouTube.

Mais lidas

HBO Max lança série documental sobre Ayrto...
Vini Jr. pede desculpas após polêmica no E...
Megaoperação no Rio deixa mortos e provoca...
...