ICMS em Goiás: prazo para pagamento será ampliado a partir de 2025

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Secretaria da Economia aumenta prazo para pagamento do ICMS, em Goiás, a partir de 2025 (Foto: Denis Marlon)
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Contribuintes de Goiás ganham mais prazo para pagar o ICMS; nova data entra em vigor em 2025

 

 

A partir de 2025, os contribuintes goianos terão mais prazo para quitar o ICMS. O vencimento do imposto foi alterado do dia 10 para o dia 20 do mês seguinte ao de apuração, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 1598/2024, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 27 de dezembro.

A medida, assinada pelo secretário de Estado da Economia, Sérvulo Nogueira, amplia em dez dias o prazo para pagamento, oferecendo mais fôlego financeiro às empresas e simplificando o cumprimento das obrigações tributárias.

Simplificação e equidade tributária

Segundo o secretário, a mudança elimina distorções históricas que penalizavam setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação. “Essa prática será completamente eliminada com a nova regra, padronizando o prazo de pagamento para todos os contribuintes”, destacou.

Além disso, a unificação do calendário beneficia o planejamento financeiro tanto para as empresas quanto para o Estado, que terá maior previsibilidade na gestão do ICMS, o principal tributo estadual.

Histórico de alterações

Anteriormente, o vencimento do ICMS em Goiás estava fixado no dia 10. Porém, em 2016, diante de dificuldades financeiras, o pagamento foi antecipado para o dia 5. Com o equilíbrio das contas públicas, em 2022 o prazo voltou ao dia 10.

Para alguns setores, como combustíveis e energia elétrica, parte do imposto era cobrada de forma antecipada, ainda no mês de apuração. A nova regra elimina essa prática, garantindo uniformidade e justiça tributária.

Modernização e fortalecimento do ambiente de negócios

A mudança segue a lógica recente aplicada ao IPVA, que teve seu vencimento unificado no dia 15. Com isso, Goiás avança na simplificação tributária, modernização da gestão pública e fortalecimento da relação com os contribuintes.

O novo prazo promete trazer benefícios tanto para o fluxo de caixa das empresas quanto para a eficiência na arrecadação estadual, consolidando Goiás como referência em gestão tributária.

Mais lidas

Ação de acolhimento atende 39 pessoas em s...
Senac inicia 2ª etapa da Pesquisa Nacional...
Caravana Animal leva cuidados a Ceilândia
...