Explosão na Praça dos Três Poderes: carro ligado a ex-candidato

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Carro explode na Praça dos Três Poderes; dono publicou ataques ao STF e líderes políticos antes do incidente

 

Na noite desta quarta-feira, 13, uma explosão de um veículo abalou a Praça dos Três Poderes, em Brasília. O carro, identificado como pertencente a Francisco Wanderley Luiz, natural de Santa Catarina, chamou atenção não só pelo incidente em si, mas pelo histórico de seu dono. Luiz, ex-candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou uma mensagem em tom de ataque nas redes sociais uma hora antes do ocorrido. A postagem criticava o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os líderes das Casas do Congresso Nacional.

Francisco Wanderley Luiz

 

Conhecido por divulgar teorias conspiratórias, Luiz frequentemente compartilha conteúdos anticomunistas e ligados ao movimento QAnon, popular entre segmentos da extrema direita americana. Em uma de suas últimas publicações, em tom irônico, comentou: “Pai, Tio França não é terrorista, né? (…) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13. Tem cheio de carniça, igual cachorro quando morre.”

A ação levanta questões sobre o nível de radicalização presente em alguns setores da sociedade, que veem na violência uma resposta a divergências políticas. Autoridades investigam o caso como potencial ato de terrorismo doméstico, enquanto o episódio reacende o debate sobre os riscos da disseminação de teorias extremistas.

Mais lidas

Brasil faz história em campeonato internac...
BRB inicia entrega do Cartão Uniforme Esco...
Um retrato do Brasil que cresce pouco e ga...
...