COP 30 em Belém: 150 delegações confirmadas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Celso Sabino, titular do Turismo, durante o Bom Dia, Ministro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Ministro do Turismo destaca preparativos e espera alta participação internacional na conferência climática de 2025

 

 

Brasília — O Ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que o Brasil está se preparando para receber uma das edições mais prestigiadas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, prevista para acontecer em Belém, Pará, em 2025. Durante sua participação no programa “Bom Dia, Ministro”, Sabino revelou que são esperadas 150 delegações internacionais para o evento.

“Este movimento global contra as mudanças climáticas tem ganhado cada vez mais importância, aumentando a participação nas COPs e se tornando vital para o planeta. A edição da COP no Brasil concentrará o maior número de autoridades de alto escalão em um único evento”, afirmou Sabino, destacando a relevância do evento para o país.

Preparativos em andamento

O ministro assegurou que todos os ministérios estão mobilizados para garantir que Belém tenha a infraestrutura necessária para acolher todos os participantes. Estão em andamento projetos de melhorias na infraestrutura viária, saneamento básico, e hospitalidade. “O presidente Lula criou uma secretaria extraordinária ligada à Casa Civil, e o secretário está em Belém, focado tanto em infraestrutura quanto no apoio a micro e pequenos empresários, com o objetivo de expandir a rede hoteleira e aumentar a capacidade de leitos”, explicou Sabino.

Desafios e oportunidades

Para atingir o sucesso desejado, Sabino elencou dois principais desafios: contribuir significativamente com projetos e soluções que combatam as mudanças climáticas e garantir um acolhimento caloroso e confortável aos visitantes, transformando-os em promotores do turismo brasileiro em seus países de origem.

Para apoiar a preparação da COP 30, estão sendo disponibilizados financiamentos para diversos setores relacionados ao turismo, como hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos, restaurantes, cafeterias e bares. Além disso, iniciativas de qualificação profissional estão em andamento, incluindo treinamento de motoristas de aplicativos e ensino de línguas estrangeiras para trabalhadores de atendimento ao cliente em hotéis, bares e restaurantes.

Foco no Rio Grande do Sul

O ministro também abordou as ações de recuperação do turismo no Rio Grande do Sul, destacando a campanha “Não Cancele, Reagende”, incentivando turistas a reagendarem suas viagens em vez de cancelá-las.

“Estamos promovendo a arrecadação de fundos para reconstruir a infraestrutura pública do Rio Grande do Sul, utilizando eventos em todo o Brasil durante as festas juninas para exibir vídeos promocionais dos atrativos do estado e um QR Code para doações”, disse Sabino.

Sabino expressou otimismo quanto à recuperação da malha aérea no estado, com planos para três novos aeroportos, além da ampliação dos aeroportos de Canela e Caxias, e o potencial desenvolvimento de um novo aeroporto em Vila Oliva, próximo a Gramado. “Estamos certos de que o Aeroporto Salgado Filho voltará a operar com força total antes do previsto”, concluiu.

 

Com informações do Ministério do Turismo

Mais lidas

Brasília recebe estreia da série “Cerrado,...
Daniel Vilela anuncia mudança no Detran pa...
Furto de energia gera prejuízo de R$ 10,3 ...
...