Governo brasileiro e redes sociais: Relatório revela censura

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Relatório dos EUA aponta 88 decisões do STF e TSE sobre remoção de perfis, enquanto embate entre Musk e Moraes escala

 

A ala republicana da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA lançou um relatório abordando a alegada censura do governo brasileiro ao X (antigo Twitter) e a outras redes sociais. O documento destaca 88 decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenando a remoção de perfis das plataformas, muitas delas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Segundo os republicanos, o relatório expõe uma campanha de censura no Brasil e destaca como um governo pode justificar a censura em nome do combate ao discurso de ódio e à subversão da ordem.

 

O governo brasileiro estaria pressionando o X e outras empresas de redes sociais para censurar mais de 300 contas, incluindo a do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras figuras públicas. Perfis derrubados incluem pessoas ligadas a casos de disseminação de informações falsas, ataques ao STF e defesa de medidas autoritárias, como o AI-5.

 

Muitas das decisões de remoção de perfis foram tomadas em processos que tramitam sob sigilo no STF. A divulgação dessas decisões ocorre após Elon Musk, dono do X, prometer vazar ordens de Moraes contra perfis em sua rede social. Musk acusou Moraes de promover a censura e infringir a Constituição brasileira. Em resposta, Moraes incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais.

 

O X alega ter sido forçado, por decisões judiciais, a bloquear determinadas contas populares e afirma não saber os motivos pelos quais as ordens de bloqueio foram emitidas. O embate entre Musk e Moraes reflete a tensão entre liberdade de expressão e regulação da internet no Brasil.

Com informações do Estadão Conteúdo

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...