O estreito de Ormuz provavelmente será fechado pelo Irã

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Potencial crise global e suas implicações

 

Os custos do combustível dispararão e haverá escassez não só no Oriente Médio, mas em todo o Ocidente. Se o Irã fechar o Estreito de Ormuz, isso provavelmente terá repercussões globais significativas, especialmente para o mercado petrolífero. Essa passagem estreita é um dos pontos de estrangulamento marítimo mais cruciais do mundo, por onde passa cerca de um quinto do consumo global de petróleo.

 

O fechamento do estreito poderia perturbar os embarques de petróleo de grandes produtores como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Iraque, levando a um aumento acentuado dos preços do petróleo em todo o mundo. Um evento desse tipo também poderia desencadear incerteza econômica e provocar uma forte resposta militar e diplomática por parte de países dependentes dessas rotas petrolíferas, incluindo os Estados Unidos e outras nações ocidentais.

 

Além disso, o fechamento poderia aumentar as tensões geopolíticas no Oriente Médio, potencialmente levando a conflitos e a uma maior instabilidade na região.

Mais lidas

José Aparecido recebe Medalha do Mérito Er...
Open Finance no BRB: mais benefícios no app
Senac-DF promove oficinas de gastronomia e...
...