Policiais Civis do DF desapontados com 31 vetos de Lula na Lei Orgânica

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Vetos presidenciais na Lei Orgânica das Polícias Civis decepcionam profissionais e desencadeiam mobilização no Congresso

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), sancionou a nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC), mas surpreendeu ao vetar uma série de direitos previstos no texto aprovado pelo Congresso Nacional. Entre as medidas vetadas estão a previsão de aposentadoria integral, licenças remuneradas e algumas indenizações.

 

A sanção e os 31 vetos foram publicados em uma edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira, 23. A decisão de Lula gerou indignação entre milhares de policiais civis em todo o Brasil, que aguardavam há quase duas décadas pela aprovação integral do projeto. Esses vetos afetam diretamente os principais direitos previstos na lei, especialmente a aposentadoria integral.

 

Para Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a decisão do governo foi um “tiro nas costas da categoria”. Nas redes sociais do sindicato, enfatizou-se que “os 31 vetos foram disparados contra os milhares de policiais civis que, diariamente, se sacrificam para proteger vidas”.

 

O sindicalista expressou profunda decepção, destacando que as expectativas eram altas desde o governo Lula em 2007, quando o projeto teve início. Agora, as entidades, incluindo a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR), que lideraram a construção do texto da lei orgânica, planejam trabalhar novamente no Congresso Nacional para derrubar os vetos. Com o texto já aprovado em sua integralidade pelos legisladores, há a esperança de que os 31 vetos sejam anulados. “Vamos lutar para manter o que foi aprovado pelo legislativo”, afirmou Enoque.

Mais lidas

'Viva Seu Sonho' premia mulher no DF
Últimos dias da Black Friday ASTCU 2025!
Preso no Paraguai, Silvinei Vasques segue ...
...