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Semana da Consciência Negra no CEM 09 de Ceilândia: Destaque para projetos educativos e combate ao racismo

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Semana da Consciência Negra no Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia destaca a importância da educação para a desmistificação do racismo

 

 

Por Josiel Ferreira

Na semana do Dia Nacional da Consciência Negra, o Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia promoveu uma série de atividades, reunindo estudantes em apresentações que abordaram desde a história até os dias atuais, destacando questões de discriminação racial presentes na sociedade. As iniciativas visaram sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da diversidade cultural e étnica para o progresso social e mental.

 

 

Uma das participantes, Geovana Farias, ressaltou a existência de diferentes perspectivas históricas e retóricas, destacando a necessidade de reconhecer e valorizar a diversidade. “É importante ressaltar nessa diversidade cultural e ética para que possamos evoluir socialmente e principalmente mentalmente”, enfatizou Geovana.

 

Yasmin Caroline e Carla Trindade abordaram o tema do racismo no esporte, citando casos como o do jogador Vinicius Junior e destacando os impactos na saúde mental das vítimas. Yasmin ressaltou a importância da manifestação de jogadores, contribuindo para uma maior inclusão e quebrando estereótipos.

 

 

Carla Trindade, ao falar sobre a Conscientização Racial, lamentou que o tema ainda seja tratado com desdém. Ela ressaltou a necessidade de uma abordagem mais séria por parte das instituições, afirmando que o discurso racista gera desumanização da população negra.

 

A turma de Lívia Lima Xavier de Santos desenvolveu um projeto sobre as principais obras de autores considerados referências na literatura afro-brasileira. O tema “Voz da Literatura Afro-Brasileira” buscou destacar textos que representam a afrodescendência e mobilizaram a classe para disseminar conhecimento pela escola.

 

 

Gustavo Ricardo Barbosa, aluno que inicialmente não compreendia a importância da conscientização, revelou que o projeto o incentivou a se destacar artisticamente, superando discriminações. Ele enfatizou a falta de oportunidades para os jovens na periferia e expressou gratidão aos professores que reconheceram seu valor.

 

O professor Eduardo, responsável pelas turmas envolvidas, destacou o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão mais ampla do tema do racismo. Os projetos apresentados buscaram resgatar personalidades esquecidas na história e da cidade de Ceilândia, contribuindo para uma compreensão mais profunda da sociedade.

 

 

O professor de Sociologia, Carlos, ressaltou que o tema do racismo não pode ser tratado como uma data isolada e enfatizou a importância de orientar os jovens para que compreendam seu papel como protagonistas na construção do futuro. Ele chamou a atenção dos pais, destacando o papel fundamental da família na formação de valores.

 

 

O professor José Gadêlha Loureiro abordou a desmistificação do racismo, enfatizando a importância da escola pública na transformação social. Ele destacou a necessidade de políticas públicas inclusivas, rejeitando o populismo de direita que, segundo ele, não contribui para o avanço na questão racial. Gadêlha ressaltou a importância de trabalhar constantemente na sociedade para combater as formas enraizadas de discriminação.

Professor Gadelha

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