O governo do Distrito Federal leva cidadania e direito constitucional de ir e vir para pessoas com deficiência, ao entregar na tarde desta quarta, 1°, 80 cadeiras de rodas a pessoas inscritas no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), da Secretaria de Saúde (SES).
A dona de casa Erika de Souza não esperava tão cedo ser contemplada, ficou feliz pelo filho Marcos Enrique, de 7 anos. “Eu tinha a esperança de receber a cadeira de rodas para meu filho daqui há seis meses, mas me ligaram depois de uma semana”, enfatizou Erika de Souza.
O programa contempla pessoas que não têm condições de adquirir o equipamento. “É uma obrigação nossa e uma exigência do nosso governador: cuidar da população. O Estado oferece amparo – são equipamentos feitos sob medida para que atendam realmente às necessidades do usuário”, declarou a governadora em exercício Celina Leão.
O evento ocorreu no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação do Metrô 112 Sul – foram entregues cadeiras de banho, infantil e aqueles destinados a pacientes paraplégicos e tetraplégicos.
A expectativa da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que reduza a lista de espera do programa – cerca de 3,9 mil cadeiras chegaram à população com deficiência em 2022.
“É um programa que resgata a comunidade, com acessibilidade, com ampliação de acesso, com qualidade de vida”, e complementou “Apenas nos dois primeiros meses deste ano, foram entregues mais de 340 equipamentos”, frisou Lucilene
Beneficiária do programa Órteses e Próteses, a artesã Vilma Keler Mendes, 64 anos, ficou surpresa com a agilidade na entrega da cadeira de rodas. Em dezembro do ano passado, ela teve que amputar o joelho esquerdo. Uma semana depois, recebeu a cadeira de banho e um andador e, nesta quarta, conseguiu um modelo para uso diário.
“Peguei uma cadeira de rodas emprestada, que não estava nas melhores condições de uso, mas que me serviu bem. E hoje consegui a minha, novinha, confortável. Com certeza terei mais qualidade de vida e mais comodidade”, celebrou Vilma.
Integração
Também nesta quarta-feira (1º), foi assinada uma portaria conjunta para a disponibilização de médicos da pasta da Saúde para a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência. A ideia é que seja criada uma equipe multidisciplinar para o auxílio na homologação de laudos e na execução de outros serviços essenciais para o público PcD.

“Essa parceria é reflexo da visão do governo de integrar as secretarias em prol do cidadão e das pessoas que precisam”, apontou o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos. “A tratativa será construída a partir desta semana. Primeiro, tinha que ser assinada a portaria conjunta para que, a partir daí, o grupo de trabalho possa determinar a necessidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência e a disponibilidade dos médicos”, explicou.
A secretária de Saúde acrescentou que “é um trabalho novo com foco em oferecer serviços integrados à população com deficiência para não terem que concorrer ao atendimento nas portas das unidades de saúde”. A equipe deve ser formada por médicos, especialistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.
Programa Órteses e Próteses
Para receber alguma órtese, prótese ou demais itens ortopédicos, o paciente ou o responsável precisa ser atendido pela Secretaria de Saúde para que haja a emissão de um pedido do aparelho. Com o pedido em mãos, a pessoa deve agendar uma avaliação com fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional pelo site Agenda DF, ou pelo telefone 2017-1145 ramal 1164. O encontro será no NAOPME, que fica na Estação do Metrô da 114 Sul.
Após a avaliação, o paciente deve aguardar a convocação para o recebimento do aparelho. O contato ocorre por telefone, sendo importante manter o cadastro atualizado. O fornecimento é realizado por ordem de inscrição e está condicionado à disponibilidade do material em estoque. A solicitação também pode ser feita de forma online, pelo site Agenda DF.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Secretaria de Saúde ou pelos telefones:
→ Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (NUPOP) – Oficina Ortopédica
Endereço: SGAP, Bloco G, Lote 6, SIA, Parque de Apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Telefone: (61) 2017-1145 ramal: 1129
→ Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME)
Endereço: Estação do Metrô da 114 Sul, Praça do Cidadão
Telefone: (61) 2017-1145 ramal: 1164
Com informações Agência Brasília
Ir para o conteúdo






