Praça dos Orixás vai ganhar segurança 24 horas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Administração do Plano Piloto ouviu demanda dos frequentadores durante a Festa das Águas e propôs união de esforços para atender aos pedidos

Atendendo a uma demanda dos frequentadores da Praça dos Orixás, a Administração Regional do Plano Piloto solicitou à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), nesta quinta-feira (2), segurança 24 horas para o local. O pedido surgiu de autoridades das religiões de matriz africana que se reuniram às margens do Lago Paranoá para celebrar Iemanjá, na Festa das Águas.

Durante visita à abertura do evento, o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, ouviu dos religiosos as demandas para a praça, tombada como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.

“O pedido por segurança é legítimo, além das demais demandas ouvidas aqui”, disse. Um ofício foi encaminhado à Seplad, imediatamente, solicitando quatro vigilantes para revezamento 24 horas na Praça dos Orixás.

Além disso, o administrador propôs a união de esforços dos governos e legislativos local e federal para que o espaço possa ser recuperado, conforme outro pedido feito durante o encontro.

Presentes ao evento, a deputada federal Érika Kokay e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reforçaram o compromisso de buscar melhorias para a praça. “Quero dar minha palavra: contem conosco para que criemos esse grupo de trabalho para partirmos para a parte concreta”, afirmou a ministra Anielle.

A deputada Érika Kokay, por sua vez, ressaltou: “É preciso uma ação imediata. A recuperação da estrutura pode ter ajuda do governo federal, porque essa revitalização é muito simbólica”. Também participaram representantes do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A festa

No DF, a celebração da Rainha do Mar ocorre sempre em 2 de fevereiro na Praça dos Orixás, com entrada gratuita. Na festa, promovida pelo Instituto Rosa dos Ventos, estavam representantes de diversos terreiros locais, grupos musicais e rodas de capoeira.

 

Fotos: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

Mais lidas

Lula: Um governo que fabrica crises e perd...
Sesc-DF amplia ações sociais sob Valcides ...
Ibaneis inaugura obras hídricas de R$ 200 ...
...