No DF, secretários de segurança pública debatem políticas para a área

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Com o objetivo de discutir políticas públicas para combate à criminalidade e de trocar experiências, secretários de Segurança Pública de todo o país es­­­­tão reunidos na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) nesta terça-feira (22). O Distrito Federal sedia a 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Na quarta-feira (23) a reunião ocorrerá no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, participou da abertura do evento. Durante todo o dia, os secretários realizaram debates sobre diferentes temas, como a escolha do representante do Consesp para o Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Carga, do MJSP; análise da proposta sobre repressão e prevenção aos crimes de tráfico ilícito e uso indevido de drogas e devolutivas da reunião anterior.

Os secretários debateram, ainda, sobre os temas que seriam apresentados à equipe de transição do próximo governo, a aprovação da minuta do regimento interno do conselho e a apresentação do relatório de gestão deste ano. Em seguida, os participantes da reunião seguiram para o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) para um encontro com a equipe que faz a transição para o próximo governo em nível federal.

Para o presidente do Consesp, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, o compromisso é levar até as reuniões temas relevantes para cada estado. “Apresentamos pautas que tenham impacto direto e contribuam com demandas nacionais, para o direcionamento estratégico da segurança pública do país”, comenta. “Além disso, é possível contribuir com as políticas de segurança pública nacionais, já que o conselho é um órgão consultivo do Ministério da Justiça”, completa.

Nesta quarta-feira (23), os integrantes do conselho voltam a se reunir no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Esta é a quarta reunião ordinária realizada neste ano. A primeira ocorreu também em Brasília, quando o secretário Júlio Danilo foi eleito presidente do Conselho.

Conselho

O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. A finalidade é representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF, ou congêneres, junto ao MJSP, promovendo a articulação institucional e propondo ao ministério medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.

As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes por ano, podendo haver convocação extraordinária a qualquer tempo. Em março, o Consesp passou a ter status de conselho, com vinculação ao MJSP, durante a 81ª Reunião Ordinária, realizada no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). As cidades de Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR) sediaram as últimas edições do evento.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF

Mais lidas

Prisão domiciliar de oito condenados por t...
Toffoli confirma presença de diretor do BC...
Bolsonaro fará novo procedimento para cont...
...