Banco tem R$ 1 bilhão em crédito para as mulheres microempreendedoras individuais
A princípio a Caixa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentaram nesta segunda (17) uma nova proposta para estimular o empreendedorismo feminino. Esta ação Caixa Pra Elas Empreendedoras é uma vertente do programa Caixa Pra Elas, que foi implementado no início de agosto para oferecer às mulheres orientações a respeito de educação financeira, empreendedorismo e assim prevenir a violência de gênero.
O processo de formalização do MEI é simplificado e não necessita apresentar documentação nos órgãos de registros, como Receita Federal e na Jucesp.
Segundo a presidente do banco, Daniella Marques, a proposta é oferecer capacitação e crédito facilitado para que mulheres regularizem uma atividade econômica informal que já desempenham e para aquelas que sonham começar seu próprio negócio. “A gente vai apoiar a realização deste sonho. E a primeira etapa é a formalização [da atividade]”, disse Daniella, na entrevista coletiva em que apresentou detalhes da iniciativa.
Conforme disse Daniella, até 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Caixa vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para mulheres que queiram se cadastrar como microempreendedoras individuais (MEIs).
Para acessar o score de crédito, tanto quem ainda não empreende quanto quem já está enquadrada na condição de MEI e precisa de apoio para incrementar seu negócio, será encaminhada proposta para cursos de capacitação realizados de graça e remotamente (online) pelo Sebrae.
Dessa forma, para atender as especificidades das interessadas, a Caixa vai liberar três diferentes linhas de crédito, com produtos e soluções voltadas às diferentes necessidades de investimentos. “A gente quer oferecer oportunidade para estas mulheres porque, muitas vezes, elas têm vontade, mas não têm recursos para abrir um negócio; para fazer um curso e se capacitar ou para comprar mercadorias”, acrescentou Daniella.
Portanto, as pesquisas do próprio banco revelam que a maioria das empreendedoras a que a iniciativa se destina necessita de acesso a crédito para adquirir mercadorias e serviços para melhorar os negócios. “É a vendedora de pipoca, que quer trocar o pneu da carrocinha, a pessoa que quer comprar uma bicicleta para fazer entregas”, disse a presidente da Caixa.
Para mais informações acesse a Caixa Para Elas Empreendedoras que estão disponíveis na página do banco.
Ir para o conteúdo






