Dia Mundial do Cachorro: data reforça a importância da saúde e bem-estar dos pets

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

Assim como os humanos, os animais têm direitos fundamentais

O cachorro é considerado o melhor amigo do homem e no dia 26 de agosto é comemorado o Dia Mundial do Cachorro. Instituído em 2004, além de chamar a atenção para a adoção de cães, a data é importante para refletir sobre os direitos dos animais, inclusive é um alerta sobre os maus-tratos.

Assim como os humanos, os animais têm direitos fundamentais. Qualquer atitude que viole o bem-estar e integridade física do animal pode ser considerada maus-tratos. Isso inclui não oferecer um lugar adequado para o pet viver, fazer suas necessidades fisiológicas ou fornecer recursos básicos, como água e alimentação.

O médico veterinário Rogério Fonseca explica que o ato de adotar deve ser feito de forma consciente, pois não consiste simplesmente em abrir as portas de casa para o animal. Rogério explica que esse é um processo que exige responsabilidade, pois algumas práticas podem ser consideradas abandono e o tutor perde o direito de ficar com o animal.

“Se você sempre pensa em adotar um cachorro, deve estar ciente de todos os cuidados e responsabilidades que isso envolve. É necessário levar em consideração os gastos mensais que temos ao cuidar de cachorro. Manter o cachorro em lugares com condições precárias de higiene, acorrentado ou sem assistência médica são outros casos de maus-tratos.”

Em 1978 a Unesco, órgão da ONU, proclamou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Trata-se de um documento com pelo menos 14 artigos e dez direitos básicos que reforçam a importância de oferecer uma vida digna aos animais.

O médico veterinário ressalta ainda que os animais de estimação são ótimos companheiros para o dia a dia e para dar mais ânimo ao ambiente de casa. Rogério destaca os benefícios de ter um pet na rotina das pessoas e como a saúde física e mental tanto do tutor quanto do animal podem apresentar melhora.

“Conviver com um cachorro é algo que mescla prazer e responsabilidade. Os cães são animais verdadeiramente maravilhosos, que sempre estão do nosso lado, não importa o que aconteça e que desenvolvem um sentimento puro de amor, gratidão e cumplicidade com os donos”.

Mais lidas

Lavagem de dinheiro com cesta básica no Ja...
Paraíso sem água em Águas Lindas de Goiás
Luísa Stefani faz história no SP Open com ...
...