Governo do DF reduz ICMS de combustíveis

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

O chefe do Executivo do Distrito Federal determinou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis do DF. Agora, a alíquota é de 13% – a mudança – que deve impactar na redução do preço da gasolina nas bombas – foi publicada no Diário Oficial desta terça, 9, por meio do Decreto 43.633 de 8 de agosto de 2022.

 

A decisão segue a recente lei aprovada pelo Congresso Nacional à Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, que determinou mudanças nas regras de cobrança do tributo. A diminuição foi de cinco pontos percentuais.

 

Ibaneis Rocha declarou que a redução da alíquota do ICMS, obriga o governo a um esforço de caixa extraordinário. “Já conseguimos equacionar as contas para que obras e ações do GDR não sejam prejudicadas e os salários dos servidores sejam pagos em dia. É um momento ainda muito difícil o que estamos vivendo, mas as obras, empregos e as ações sociais são fundamentais para que possamos atender as famílias que precisam de apoio”, enfatizou o emedebista.

 

Desde o dia 15 de julho a medida já está em vigor – o objetivo é o incentivo ao uso de biocombustível  como forma de proporcionar um diferencial competitivo em relação aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.

 

A alíquota do tributo de 27% para 18% já havia sido alterada desde de julho, em atendimento a Lei Complementar 192, na ocasião, a mudança foi publicada no Decreto n° 43.521, de 1º de julho de 2022.

Mais lidas

Lavagem de dinheiro com cesta básica no Ja...
Paraíso sem água em Águas Lindas de Goiás
Luísa Stefani faz história no SP Open com ...
...